GENJURÍDICO
Ensino-aprendizagem hoje e amanhã: os novos desafios pós-pandemia

32

Ínicio

>

Atualidades

>

Educação

>

Vídeo

ATUALIDADES

EDUCAÇÃO

VÍDEO

Live Ensino-aprendizagem hoje e amanhã: os novos desafios pós-pandemia

CORONAVÍRUS

DESAFIOS PÓS-PANDEMIA

EAD

EDUCAÇÃO

ENSINO

ENSINO A DISTÂNCIA

ENSINO-APRENDIZAGEM

ISOLAMENTO SOCIAL

LIVE

METODOLOGIAS ATIVAS

PANDEMIA

SALA DE AULA INVERTIDA

VÍDEO

28/04/2020

Andrea Ramal, Marina Feferbaum e Gabriel Elmôr participaram do bate-papo “Ensino-aprendizagem hoje e amanhã: Os novos desafios pós-pandemia”, realizado no dia 22 de abril de 2020.

Durante a live, os participantes falaram sobre as semanas de confinamento e o ensino a distância. Afinal, como será a volta às aulas pós-pandemia? Como serão encarados os novos desafios em sala de aula?

Segundo Feferbaum, existe um pequeno preconceito contra o ensino a distância, especialmente na área do Direito. A própria OAB estabelece que somente 40% do curso pode ser virtual. Contudo, no início da quarentena, houve um momento de empolgação entre alunos e professores com o curso a distância. No entanto, após várias semanas de isolamento social, o cansaço começou a aparecer.

Isso estabelece novos desafios para professores: como lidar com esse ensino? E como tornar as aulas mais atrativas e essenciais no futuro? “A sala de aula tem que valer a pena e isso vai ser mais forte a partir de agora”, explica Feferbaum.

Elmôr também apresentou tópicos interessantes ao debate, comentando especialmente sobre a revalorização do espaço da sala de aula, as metodologias ativas na prática e o conceito de sala de aula invertida. “Quando o estudante tem acesso com antecedência ao conteúdo, fica mais confiante. Logo, é mais fácil para o professor conduzir a aprendizagem”, comentou.

Para saber mais sobre o ensino-aprendizagem e os desafios pós-pandemia, assista ao vídeo a seguir!

Ensino-aprendizagem hoje e amanhã: os novos desafios pós-pandemia

Durante a live, os palestrantes também indicaram o livro Uma Nova Sala de Aula é Possível, para aqueles que desejam entender um pouco mais sobre como tornar a sala de aula um verdadeiro ambiente de aprendizagem em tempos de Indústria 4.0.

Sobre os autores

Andrea Ramal é Doutora em Educação pela PUC-Rio. Autora de diversos livros e roteirista de vídeos e séries jornalísticas, comenta temas de educação na TV Globo, em programas como Estúdio I e Encontro com Fátima Bernardes. É consultora na produção de materiais multimídia para o ensino superior, no GEN Educação. Foi professora de Redação, Português e Literatura do ensino médio em alguns dos melhores colégios do país.

Marina Feferbaum é Doutora (2016), Mestre (2009) e Graduada (2006) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Learner designer (Kaospilot), coordenadora da área de Metodologia de Ensino e do Centro de Pesquisa e Ensino em Inovação, ambos da FGV Direito SP. As linhas de pesquisa abrangem direitos humanos, sistema jurídico africano, ensino jurídico brasileiro, métodos de ensino e tecnologia. Na FGV Direito SP, também coordenou o Observatório do Ensino de Direito e cursos de pós-graduação lato sensu. Foi professora da pós-graduação nas disciplinas de metodologia científica e internacionalização das áreas jurídicas. Publicou e organizou diversas obras sobre direitos humanos, ensino jurídico e metodologias participativas de ensino, além de ministrar cursos de formação docente pelo Brasil.

Gabriel Elmôr é engenheiro graduado e acadêmico de longa data pelo IME e doutor em Ciências em Engenharia pela UFRJ. Com experiência marcante em EAD e estratégias e métodos de Aprendizagem Ativa, seus planos de ensino incluem Trilhas Pedagógicas que englobam as melhores práticas dos principais métodos e estratégias de Aprendizagem Ativa. Ministra palestras e oficinas de capacitação de docentes relacionadas com os temas de Aprendizagem Ativa e Sala de Aula Invertida (“Flipped Classroom”). Participa ativamente de treinamentos para docentes e IES na transição da sala de aula tradicional para uma nova sala de aula.

Webinar ‘Metodologias Ativas de Aprendizagem’ discute ensino participativo e mudanças na educação jurídica. Saiba mais aqui!

Clique aqui para ver a apresentação completa dos professores no formato PDF.

O GEN Educação é especializado em soluções educacionais baseadas em metodologias ativas. Atende instituições de ensino superior e reúne conteúdo de qualidade, métodos inovadores de ensino-aprendizagem e um conjunto de serviços voltados para que estudantes e professores atinjam os melhores resultados (Saiba mais!).

<< Assista este e outros webinares aqui! >>


LEIA TAMBÉM

MAIS SOBRE CORONAVÍRUS

Não perca o Informativo de Legislação Federal, resumo diário com as principais movimentações legislativas. Clique e confira!

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA