32
Ínicio
>
Artigos
>
Atualidades
>
Tributário
ARTIGOS
ATUALIDADES
TRIBUTÁRIO
Para onde caminha o nosso Brasil?
Kiyoshi Harada
08/06/2020
Infelizmente o governo federal não tem um Plano Nacional de Desenvolvimento como aquele idealizado pelo Presidente Juscelino Kubitscheck, o conhecido Plano de Metas, que ao final do mandato conseguiu superar as cinco dezenas de metas projetadas. Durante o regime militar tivemos sucessivos Planos Nacionais de Desenvolvimento, quando o Brasil, efetivamente, atingiu em estágio de desenvolvimento em patamar mais que razoável.
Houve um tremendo passado adiante nas áreas das comunicações e de transportes com construções de rodovias e estradas por todo o Brasil, hoje, nem todas mantidas e conservadas.
Os governos que se seguiram após a redemocratização do País, com a promulgação da Constituição Cidadã de 1988, não conseguiram elaborar nenhum Plano de Desenvolvimento, apesar do Plano Plurianual – PPA – previsto no art. 165, inciso I da CF. Prescreve o § 1º desse art. 165:
“A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada”.
O discurso constitucional é bonito, a exemplo dos 54 direitos proclamados no Texto Magno, notadamente, direitos dos presidiários. Que digam os aprisionados!
Onde as diretrizes? Onde os objetivos? Onde as metas? Estas últimas, ao que saibamos são fixadas aleatoriamente para cumprir a formalidade constitucional e que vão sendo alteradas retroativamente de conformidade com a real situação orçamentária refletida na execução da Lei Orçamentária Anual – LOA – de sorte que, o orçamento anual estará sempre rigorosamente de conformidade com as metas fixadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO. As três leis de natureza orçamentária, PPA, LDO e LOA não passam de meras peças de ficção. Se for levar a sério, a cada dia o governante estaria incorrendo em infração político-administrativa a ensejar a instauração do processo de impeachment.
As despesas de pessoal e de serviço da dívida absorvem a maior parte dos recursos orçamentários de maneira que poucos recursos sobrem para as despesas de capital, onde as de investimentos são de primordial importância, porque destinadas a aumentar a capacidade produtiva do País em longo prazo. Exatamente porque não produz efeito imediato, os governantes não promovem investimentos duradouros. A falta de patriotismo faz com que o governante não deixe o caminho asfaltado para o seu sucessor usufruí-lo.
Mas, a verdade, é que não há recursos para assegurar a execução de programas e obras de duração continuada, por razões que vão desde o desvio de verbas, o que é mais comum, até insuficiência de verbas nas dotações respectivas. Resultado disso é que muitas obras não saem do papel. Outras, como a construção da Refinaria Abreu e Lima de Belo Monte, só para citar, orçada em U$ 2,3 bilhões em 2005 para construção em dois anos, passados quinze anos já consumiu mais de U$20,1 4 bilhões, e ainda está muito longe de sua conclusão total. É a Refinaria mais cara do Planeta! Como é possível explicar uma coisa dessa? E a parte já concluída não consegue processar o petróleo extraído da camada do pré-sal, que é mais espesso, e está sendo exportada para o exterior. Não é por acaso que temos a gasolina mais cara do mundo.
Essa Refinaria em tudo parece com a tal transposição do Rio São Francisco, uma proeza do Presidente Lula, uma mina permanente de dinheiro público desperdiçado. Sua conclusão nunca acontecerá nos próximas décadas, mas o dinheiro público continuará sendo gasto ao longo das décadas.
No Brasil as Refinarias compradas ou construídas saem sempre por um preço sem paralelo no mundo. A Refinaria de Pasadena foi comprada por um preço exorbitante e foi revendida, quatro anos após, por um preço menor do que a metade do valor pago. E nada aconteceu. Ninguém foi punido. Tudo foi abafado politicamente.
Os exemplos retro são apenas ilustrativos de como são desperdiçados os recursos de investimentos duradouros. Os corruptos fazem dessas obras duradouras uma fonte regular e permanente de obtenção de recursos financeiros ilícitos.
Estamos, pois, caminhando na base de improvisações na área econômica. Não há um norte. Não há diretrizes seguras, nem objetivos claros a serem alcançados a médio e longo prazos. O governo comporta-se como um morador do litoral sudelpa, onde os caiçaras trabalham para poder comer no dia seguinte. Poupar, estocar e planejar nem pensar! Seria um desperdício inútil de energia.
Some-se a essa total desorganização administrativa do País, a crise política que se instaurou com o advento da pandemia, brutalmente agravada com a divulgação do vídeo da reunião do dia 22-4-2020,realizada no Palácio do Planalto. Nesse vídeo aparece o Senhor Presidente da República proferindo, continuamente, impropérios durante a sua fala, ofendendo governadores, prefeitos, além de um Ministro, o da Educação que, de forma deseducada, proferiu ataques imotivados aos Ministros integrantes da Corte Suprema. A divulgação na íntegra desse vídeo, que em sua maior parte não tem a menor pertinência com objeto de investigação no inquérito presidido pelo Ministro Celso de Melo, causou impactos avassaladoras.
Primeiramente, embora fosse do conhecimento geral a irreverência do Senhor Presidente, a sociedade foi surpreendida com a nova faceta do governante que pronunciou, reiteradas vezes, palavras impublicáveis durante uma reunião oficial. É claro que esse fato afetou a credibilidade e confiança do Chefe do Executivo, fazendo crescer o índice de sua rejeição, caminhando perigosamente para um impasse político-institucional.
De outro lado, abriu um profundo fosso no relacionamento com os chefes de governos regionais e locais, assim como entre os Chefes de Poderes.
Até que os ventos levem para o mar as cinzas do grande incêndio nacional levará um bom tempo, um tempo que nós não temos. Quebrar a harmonia entre as esferas políticas e poderes da República é fácil. O difícil é restabelecer a harmonia. Requer o jogo de cintura, a habilidade política, enfim, uma postura de um estadista, que no Brasil, de há muito, não mais existe.
Contudo, é preciso apelar para o patriotismo e compreensão de todos neste momento crítico que estamos vivendo, para fazer um esforço no sentido de restabelecer o clima de normalidade institucional, para que o Congresso Nacional aprove, com apoio imprescindível das bancadas estaduais, a propostas de reformas estruturais, notadamente, a reforma administrativa, visando o corte de despesas inúteis ou desnecessários, a fim de asfaltar o caminho do desenvolvimento logo após a passagem da pandemia.
Essas medidas devem ser aprovadas neste ano, e não no pós pandemia. Estranho, pois, o fato de o governo estar engavetando a proposta de reforma administrativa divulgada antes da pandemia, para o fim de modernizar a administração pública tomada por parasitas e diminuir o tamanho do Estado que não mais cabe dentro do PIB.
Veja aqui os livros do autor!
LEIA TAMBÉM
- O princípio da capacidade contributiva na prática
- Suposta interferência do Presidente na Polícia Federal do Rio
- O impacto da demissão do Ministro Sérgio Moro
- Suspensão do imposto?
- Imunidade do ICMS nas operações destinadas ao exterior
Clique aqui para ler mais textos do autor!
MAIS SOBRE CORONAVÍRUS
- Processo Civil | Assembleia geral de credores (AGC) online? Sim; mas, mesmo depois da pandemia do covid-19?, Luiz Dellore
- Constitucional | Instituições desalinhadas e ameaça à democracia, Carvalho Filho
- Empresarial | A reforma na Lei de Insolvência em tempos de pandemia, Thomas Felsberg
- Processo Civil | O ônus da argumentação especificada nas demandas revisionais com base na Covid-19, Andre Roque
- Subcapitalização: Pandemia e Economia – Direto no Direito
- Direitos Humanos | “E daí?” Quem se importa com os invisíveis?, Melina Fachin
- Processo Civil | Impactos atuais e futuros da pandemia do novo coronavírus no poder judiciário brasileiro: o “novo normal” da justiça, Heitor Sica
- Live: Proteção de dados pessoais sensíveis e bioética na pandemia, com Henderson Fürst e Maurício Requião
- Civil | Descomplicando o Direito de Família e Sucessões em tempo de pandemia: testamento hológrafo e o fetiche das formalidades, Rodrigo da Cunha
- Administrativo | O desafio de fiscalizar R$ 125 bilhões, Luiz Henrique Lima
- Polêmicas Processuais – Processos Eletrônicos na pandemia e a Jurisprudência do STJ: assista à live sobre o tema!
- Civil | Direito Privado em tempos de pandemia, com Flávio Tartuce e Henderson Fürst
- Empresarial | Crise do coronavírus e responsabilidade por perdas na renda fixa, Bruno Mattos
- Constitucional | Judiciário invasivo e ofensa à Constituição, Carvalho Filho
- Financeiro | Livre iniciativa em época de COVID-19, Leonardo Vizeu Figueiredo
- Financeiro e Econômico | PEC do Orçamento de Guerra: live com Marcus Abraham e Danielle Candido de Oliveira
- Direito e Arte | Acesso à Justiça e Sessões Virtuais em tempos de COVID-19, por Marcílio Toscano Franca Filho
- Administrativo | Contratação direta: assista à live com o professor Rafael Oliveira
- Processo Civil | A utilização da tecnologia como fator de racionalização do processo, Elpídio Donizetti
- Direito Comparado | Direito e COVID-19: o que a pandemia pode ensinar para Itália e Brasil sobre o conceito de federalismo?, Valerio Mazzuoli
- Constitucional | (In)segurança jurídica em épocas de covid-19, Leonardo Vizeu Figueiredo
- Civil | Algumas reflexões sobre os impactos da COVID-19 nas relações familiares, Ana Carolina Teixeira
- Podcast | PGJ# 022 – A Constituição, a Federação e a pandemia, com Ana Paula de Barcellos
- Civil | O testamento particular de emergência ou hológrafo simplificado em tempos de pandemia: uma proposta legislativa, Flávio Tartuce
- Penal | COVID-19 e a competência dos Estados e Municípios para editarem o complemento de normas em branco, Francisco Dirceu Barros
- Educação | Ensino-aprendizagem hoje e amanhã: os novos desafios pós-pandemia
- Processo Penal | Processo Penal em tempos de pandemia – Live com Guilherme Nucci e Danielle Candido de Oliveira
- Administrativo | Covid-19 e compras públicas, Luiz Henrique Lima
- Civil | Os impactos do COVID-19 sobre os contratos de locação em shopping center, Thiago Neves
- Constitucional | Períodos de crise: restrições do Estado às liberdades, José dos Santos Carvalho Filho
- Civil | Proteção de dados em tempos de pandemia – Live com Bruno Bioni e Henderson Fürst
- Civil | Por uma Lei excepcional: dever de renegociar como condição de procedibilidade da Ação de Revisão e Resolução Contratual em tempos de Covid-19, Marco Aurélio Bezerra de Melo
- Consumidor | Conflitos de consumo e negociação extrajudicial em tempos de pandemia, Fernanda Tartuce
- Administrativo | Os Impactos do Coronavírus no Direito Administrativo: assista à live com Rafael Oliveira e Danielle Oliveira
- Financeiro | Questões controvertidas do orçamento público em tempos de pandemia, Marcus Abraham
- Tributário | Orçamento de guerra contra a Covid-19, Marcus Abraham
- Ambiental | Saúde e Precaução: Back 2 Beck, Paulo Bessa Antunes
- Penal | Combate à violência doméstica: é possível avançar em tempos de covid-19?, Soraia Mendes
- PGJ #021 – Coronavírus: Requisitos de Concessão do Auxílio Emergencial, com Leonardo Cacau
- Direitos fundamentais, bioética e pandemia – Live com Tiago Fensterseifer e Henderson Fürst
- Ética | Pandemia, direito, ética e globalização, Regis Prado
- Filosofia do Direito | Subjetividade e pandemia, Alysson Mascaro
- Previdenciário | Requisitos para Auxílio Emergencial, Leonardo Cacau La Bradbury
- Administrativo | Coronavírus e o poder de polícia impositivo, José dos Santos Carvalho Filho
- Educação | Andrea Ramal, Guilherme Klafke e Silvia Casa Nova discutem o futuro do ensino superior após o COVID-19. Assista à live!
- Filosofia do Direito | Coronavírus: uma pandemia para rever as patologias sociais do cotidiano, Eduardo C. B. Bittar
- Civil | Considerações sobre a Medida Provisória (MP) nº 948, Felipe Quintella
- Civil | Os reflexos da pandemia do Coronavírus sobre as relações contratuais, Tatiane Donizetti e Elpídio Donizetti
- Civil | Pensão alimentícia em tempos de pandemia: a obrigação permanece ou não?, Gediel Araújo
- Internacional | É possível responsabilizar a China perante a Corte Internacional de Justiça no caso da Covid-19?, Valerio Mazzuoli
- Civil | Considerações sobre a Medida Provisória (MP) nº 948, Felipe Quintella
- Filosofia do Direito | Coronavírus: uma pandemia para rever as patologias sociais do cotidiano, Eduardo Bittar
- Trabalho | Medida Provisória 945 – Alterações no trabalho portuário durante pandemia de COVID-19, MarcoAurélio Serau Junior
- Ambiental | Para não dizer que não falei da COVID-19
- Civil | Considerações sobre o Projeto de Lei nº 1.179 (Parte 1), Felipe Quintella
- Internacional | É possível responsabilizar a China perante a Corte Internacional de Justiça no caso da Covid-19?, Mazzuoli
- Constitucional | Em entrevista, José Eduardo Sabo Paes fala sobre preocupação do MPDFT com o COVID-19, José Eduardo Sabo Paes
- Legislação | Medida Provisória nº 936/2020: Instituição do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, GEN Jurídico
- Processo Civil | Covid-19: Quais os reflexos do estado de calamidade pública para o processo?, Leonardo Carneiro da Cunha
- Penal | O novo coronavírus e o Direito Penal, Carlos Eduardo Japiassú e Artur de Brito Gueiros Souza
- Trabalho | Considerações preliminares sobre a Medida Provisória nº 936, de 1º de abril de 2020, Pedro Paulo Teixeira Manus
- Civil | Locac?a?o residencial e pandemia, Felipe Quintella
- Previdenciário | Assistência social # 1 – Lei 13.982/2020 e o retorno ao critério de ¼ de salário mínimo de renda per capita mensal familiar para concessão do BPC, Marco Aurélio Serau Júnior
- Administrativo | LRF em quarentena, Luiz Henrique Lima
- Administrativo | Contratação emergencial e fast track licitatório em tempos de crise, Rafael de Oliveira
- Direito Médico | Telemedicina em tempos de pandemia, Genival França
- Trabalho | Medida Provisória 927 – Alterações trabalhistas em tempos de coronavírus # 3 – Como fica o FGTS?, Marco Serau Júnior
- Civil | Pandemia do novo coronavírus: caso fortuito ou força maior?, Felipe Quintella
- Biodireito | Vedação de retrocesso em situação de pandemia, Henderson Fürst
- Civil | O coronavírus e os contratos. Extinção, revisão e conservação. Boa-fé, bom senso e solidariedade, Flávio Tartuce
- Processo Civil | A quarentena, soluções processuais e o futuro, Haroldo Lourenço
- Tributário | Paralisação da atividade produtiva e o problema dos tributos, Kiyoshi Harada
- Internacional | Por um plano global de confiança e cooperação internacional contra o Coronavírus, Maristela Basso
- Civil | O coronavírus e os grandes desafios para o Direito de Família: a prisão civil do devedor de alimentos, Flávio Tartuce
- Civil | Como fazer testamento em momento de isolamento social, Ana Luiza Maia Nevares
- Previdenciário | Pagamento antecipado de benefícios do INSS durante estado de calamidade pública, Marco Aurélio Serau Junior
- Imobiliário | Contrato de locação, contratos de financiamento e contratos em geral: as consequências da pandemia, Scavone Junior
- Constitucional | Saúde, transportes, pandemia e competências federativas, Ana Paula de Barcellos
- Internacional | As determinações da OMS são vinculantes ao Brasil?, Valerio Mazzuoli
- Tributário | Empréstimo compulsório sobre patrimônio ajuda a combater Covid-19, Marcus Abraham
- Previdenciário | Afastamento por COVID-19 e a MP 927/20, Hélio Gustavo Alves
- Civil | Nego?cios juri?dicos, a pandemia e o defeito da lesa?o, Felipe Quintella
- Penal | O novo coronavírus e a lei penal – Conversando com o Nucci
- Civil | O novo coronavírus (Covid-19) e os Contratos: Renegociação, revisão e resolução contratual em tempos de pandemia, Welder Queiroz
- Civil | Nota relativa à pandemia de coronavírus e suas repercussões sobre os contratos e a responsabilidade civil, Bruno Miragem
- Civil | Aumento de preços durante a pandemia e o estado de perigo, Felipe Quintella
- Constitucional | A esperança não é um estado de exceção, Edson Fachin
- Penal | As implicações criminais das “fake news” entre outras condutas, diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), Joaquim Leitão Júnior
- Trabalho | O Coronavírus: uma pandemia jurídica trabalhista e a MP 927/2020, Jorge Neto, Cavalcante e Wenzel
- Tributário | Desligaram a chave da economia: e agora?, Gabriel Quintanilha
- Trabalho | Responsabilidade do empregador e fato do príncipe nos tempos de Coronavírus: análise jurisprudencial, Enoque Ribeiro dos Santos
- Civil | A pandemia do coronavírus e a importância do planejamento sucessório, Felipe Quintella
- Trabalho | Medida Provisória 927 – Alterações trabalhistas em tempos de coronavírus # 2 – A tentativa de introdução da negociação individual do contrato de trabalho, Marco Aurélio Serau Junior
- Trabalho | Breves Comentários à MP 927/20 e aos Impactos do Covid-19 nas relações de emprego, Vólia Bomfim
- Constitucional | Gabriela, Coronavírus, Decreto de Calamidade e Presidência do Congresso Nacional – Um caso de inconstitucionalidade, João Carlos Souto
- Tributário | Soluções tributárias para a crise do coronavírus, Gabriel Quintanilha
- Constitucional | Medida Provisória 927 – Alterações trabalhistas em tempos de coronavírus # 1 – Pode uma medida provisória revogar outra?, Marco Aurélio Serau Junior
- Empresarial | Coronavírus: por que não uma recuperação judicial expressa?, Thomas Felsberg
- Financeiro e Econômico | Emergência, calamidade e contas públicas, Luiz Henrique Lima
- Penal | A pandemia do coronavírus e a aplicação da lei penal, Guilherme Nucci
- Financeiro e Econômico | Coronavírus e a Lei de Responsabilidade Fiscal, Marcus Abraham
- Civil | Impossibilidade de cumprimento de obrigações de fazer em razão da pandemia do coronavírus, Felipe Quintella
- Trabalho | Responsabilidade do empregador e fato do príncipe nos tempos de Coronavírus, Enoque Ribeiro dos Santos
- Civil | Guarda compartilhada e regulação de visitas (pandemia ou pandemônio), Rolf Madaleno
- Financeiro e Econômico | Coronavírus e Direito Econômico: reflexões sobre desafios e perspectivas, Paulo Burnier da Silveira
- Civil | A pandemia do coronavírus e as teorias da imprevisão e da onerosidade excessiva, Felipe Quintella
- Trabalho | O Direito Coletivo do Trabalho em tempos de Coronavírus, Enoque Ribeiro dos Santos
- Trabalho | Coronavírus: medidas que podem ser tomadas pelos empresários, Vólia Bomfim
- Administrativo | Direito Administrativo e coronavírus, Rafael Oliveira
- Trabalho | CORONAVÍRUS: uma pandemia decretada e seus reflexos no contrato de trabalho, Jorge Neto, Cavalcante e Wenzel
Não perca o Informativo de Legislação Federal, resumo diário com as principais movimentações legislativas. Clique e confira!