32
Ínicio
>
Artigos
ARTIGOS
“Abre alas” ou “Abre o Vade Mecum?”
Alvaro de Azevedo Gonzaga
05/02/2016
“Ó abre alas….Que eu quero passar”, não pera!, “Ó abre aulas, que eu quero estudar”. Qual vai ser a sua marchinha nos próximos dias? A data da 1ª Fase do XIX Exame se aproxima, mas o carnaval é agora, né? O que fazer? Abrir mão daquela viagem com os amigos, com seu “rolo” e só usar a fantasia de estudante? Ou aproveitar a pausa, se divertir e só voltar a encarar o Vade Mecum na quarta-feira de cinzas?
O meu conselho é “Seja honesto consigo mesmo!” Se realmente planeja estudar, aproveitar algumas para se preparar para a prova. Leve o Vade Mecum na sua viagem, estude na sua casa. Agora, se está batento aquele cansaço, se você sabe que não vai conseguir estudar nada. Não leve nenhum material de estudo, ficar com ele ali, te encarando, só vai servir para estragar sua preparação.
Digo isso porque, como professor, ser da importância de ser ético e direto com meus alunos. Podia pousar de linha dura, de uma falsa rigidez e dizer para você se sacrificar e deixar o carnaval de lado. Tal conselho poderia prejudicar bastante a sua preparação, pois seu corpo e sua cabeça podem estar pedindo por um descanso.
Poderia, por outro lado, dizer para curtir o carnaval, aproveitar ao máximo, para ficar com uma imagem de amigão, “boa praça”. Eu prefiro olhar para você, caro aluno, como um futuro colega de profissão, capaz de tomar suas decisões, de saber avaliar qual momento de estudar, qual o momento de descansar. Só repito o meu conselho, é melhor você encarar o Vade Mecum, do que o Vade Mecum encarar você!
Veja também:
- Nova diretoria da OAB toma posse nessa segunda-feira
- Juiz decide que cotas em concurso público é inconstitucional; e agora?
- Aluna deficiente visual pode ser obrigada a prestar 2ª Fase sem auxílio da legislação
Conheça as obras do autor (Clique aqui!)