32
Ínicio
>
Civil
>
Dicas
>
Publieditorial
CIVIL
DICAS
PUBLIEDITORIAL
A união poliafetiva: ouça trecho do livro Direito de Família, de Rolf Madaleno
Rolf Madaleno
21/08/2020
Com o Livro-lido, você ouve trechos de livros jurídicos dos seus autores favoritos! A seguir, você confere um excerto do livro Direito de Família, de Rolf Madaleno. O tema é “União Poliafetiva”.
A união poliafetiva, de Rolf Madaleno
Em tempos de exaltação do afeto como condição de formação do núcleo familiar, ganha espaço a união poliafetiva: família plural que se estrutura a partir da afetividade.
Essa pluralidade familiar passa a ser tutelada pelo princípio constitucional da dignidade humana.
Seria essa a família do presente? Como esse núcleo familiar de proteção recíproca, solidariedade e interdependência econômica se destoa do tipo familiar de uma única configuração de entidade familiar?
Como lidar com essa quebra de paradigma: uma família integrada por mais de duas pessoas que convivem em interação afetiva dispensada da exigência cultural de uma relação de exclusividade, envolta em correntes de uma vida conjugal convencional? Ouça sobre a união poliafetiva e o entendimento do autor, Rolf Madaleno, sobre o tema.
Trecho extraído do livro Direito de Família (Clique e conheça!).
Disponível no seu agregador de podcasts preferido (Spotify, Deezer, Google Podcasts, Apple Podcasts e outros).
Gostou do trecho? Então conheça o livro Direito de Família, de Rolf Madaleno
Direito de Família com Rolf Madaleno. Este livro discute as constantes mudanças nessa seara, por meio de um conteúdo claro e abrangente. O autor nos apresenta as principais características das relações em família e sua interminável linha real de evolução.
De acordo com as principais alterações ocorridas, como a paternidade socioafetiva – Provimento 83/2019 do CNJ e a proibição do casamento de menor de 16 anos – Lei nº 13.811/2019, esta obra instiga o estudo ao oferecer ideias renovadas e arejadas de uma sociedade que está sempre aperfeiçoando o Direito de Família e instigando o seu estudo, no círculo virtuoso dessa constante e necessária renovação.
Por que ler Direito de Família?
Esta área vive em constante ebulição, visto que novos comportamentos sociais têm reflexo imediato nas relações familiares. Nesse sentido, o Direito de Família exige a compreensão e a interpretação dos textos legais em interação com a doutrina e a jurisprudência. A prática dos foros e dos tribunais com as demandas familistas completa essa indispensável tríade para a construção de um moderno Direito das Famílias.
LEIA TAMBÉM
- Alienação parental e os critérios de identificação da síndrome: ouça trecho do livro ‘Síndrome da Alienação Parental’
- Direitos humanos das pessoas em situação de rua: ouça trecho do livro Curso de Direitos Humanos, de Valerio Mazzuoli
- Discriminação: ouça trecho do livro Leis Penais Comentadas, de Guilherme Nucci