32
Ínicio
>
Civil
>
Dicas
CIVIL
DICAS
8 livros sobre Direito de Família para você se aprofundar nos estudos
GEN Jurídico
25/07/2019
O Direito de família integra o Direito Civil e trata especificamente das relações de parentesco, patrimoniais e morais oriundas do casamento, bem como das demais entidades familiares. Para você que busca aperfeiçoamento e aprofundamento nessa área, selecionamos 8 livros sobre Direito de Família para você conhecer. Veja a lista a seguir:
8 livros sobre Direito de Família para se aprofundar nos estudos
1 – Instituições de Direito Civil – Vol. V – Direito de Família
Com a ajuda de dedicados atualizadores, as Instituições receberam importante contribuição dos “manuscritos” desenvolvidos pelo autor, a partir de 1975, contendo oportunos comentários ao projeto original e suas sucessivas modificações. O Código, exigência das mudanças sociais, veio a consolidar inúmeras de suas propostas, incorporadas ao texto definitivo de 2002. Estamos certos de que os atualizadores manterão intactos os conceitos e as ideias do Prof. Caio Mário da Silva Pereira, adaptando seus ensinamentos aos novos tempos e respeitando sempre o seu anseio de ver o Direito Civil a serviço da ordem e da liberdade.
2 – Direito Civil – Família
Esta obra faz parte de uma coleção completa de Direito Civil. Este volume está divido em quatro partes: a) introdução; b) direito pessoal; c) direito patrimonial; d) tutela, curatela e tomada de decisão apoiada. Considerando a importância da jurisprudência na formação do Direito brasileiro, nesta segunda edição, procurou-se atualizar vários capítulos acrescentando, além de novos textos, a jurisprudência do STJ produzida em 2018. Além disso, acrescentaram-se as teses e súmulas do STJ referentes a bem de família e alimentos e os enunciados do CJF referentes ao Direito de Família produzidos na VIII Jornada de Direito Civil.
3 – Direito de Família
Esta obra integra a coleção sobre o direito civil codificado e legislação extravagante, constituída por estudos sistematizados dos temas que fazem parte do direito privado brasileiro. Trata-se de importante trabalho, fruto da vivência constante do autor com o direito, caracterizado pela abordagem objetiva e crítica dos temas, consulta à doutrina contemporânea, pesquisa das decisões dos mais diversos tribunais, especialmente do Superior Tribunal de Justiça, e investigação dos casos de maior incidência no Judiciário brasileiro.
4 – Curso de Direito Civil – Vol. 5 – Direito de Família
Magistrado, jurista e professor, não necessariamente nesta ordem, mas em toda ela com justiça festejado, por suas excepcionais qualidades, Paulo Nader nos proporciona mais um raro prazer intelectual, ao completar o seu Direito de Família, cuja leitura se torna obrigatória para todos os que desejam compreender melhor as profundas transformações no campo do Direito Civil, após o advento do novo Código. Juntando-se aos volumes anteriores, já lançados, o Direito de Família quase completa sua segura peregrinação por todo o vasto mundo do Direito Civil, o que muito contribuirá para a formação de uma nova geração de profissionais do Direito.
5 – Direito Civil – Vol. 5 – Direito de Família
Nesta obra o autor estrutura o novo conceito e os novos princípios do Direito de Família, bem como a concepção constitucional de família. Ao longo do conteúdo, o autor explora as questões técnicas relacionadas ao casamento, cuida do regime de bens que o rege, além de tratar das principais questões patrimoniais, depois de passar pelo exame dos princípios, das regras e do conceito do pacto antenupcial. Analisa, de maneira muito cuidadosa, a dissolução do casamento e da sociedade conjugal, trabalhando o assunto de modo interessante. Outros assuntos de relevância também são abordados, como a união estável, o bem de família e o Direito assistencial.
6 – Direito Civil – Família e Sucessões – Vol. 5
Nesta 19ª edição de nossa coleção de Direito Civil, optamos por apresentar os Direitos de Família e Sucessões em um único volume. Essa solução é prática não só porque as matérias se entrosam com frequência, facilitando a consulta e o estudo, como também, materialmente, apresentam vantagens. Na Parte I analisam-se os institutos do Direito de Família, como guarda compartilhada e abandono afetivo. Na Parte II discorre-se, entre outros temas, sobre a sucessão legítima, a sucessão testamentária, os inventários e a partilha. É, pois, uma obra essencialmente doutrinária, cuja linguagem busca a pronta compreensão dos temas.
7 – Manual de Direito de Família
O Manual de Direito de Família é destinado à formação de estudantes que se iniciam no mundo do Direito das Famílias, mas não se descura do seu leitor habitual e já profissional do Direito e, em especial, do Direito de Família. Esse é o propósito deste Manual, além de buscar manter o compromisso de traduzir a mais fiel interpretação desse sempre apaixonante ramo do Direito, visto como em um espelho que reflete as relações humanas e afetivas e os nossos vínculos de parentesco biológico e socioafetivo, cujos valores dão sentido diário à nossa existência em família.
8 – Direito de Família
A proposta desta obra é expor e discutir as mudanças do Direito de Família por meio de um conteúdo claro, abrangente e perspicaz, que se revela útil não só aos estudantes, mas também aos profissionais a área, por meio da indispensável tríade doutrina, jurisprudência e prática. Assim, é possível trazer a público ideias renovadas e arejadas de uma sociedade que está sempre aperfeiçoando o Direito de Família e instigando seu estudo, no círculo virtuoso dessa constante e necessária renovação.
LEIA TAMBÉM