32
Ínicio
>
Advocacia
>
Artigos
ADVOCACIA
ARTIGOS
OAB denúncia blog que anunciava venda de registro de advogado
Alvaro de Azevedo Gonzaga
11/02/2016
A OAB informou a esta página ter denunciado o blog que anunciava a venda do registro profissional na Ordem. Durante o carnaval, diversas pessoas informaram do anunciou criminoso da página ao Conselho Federal – e também ao nosso perfil facebook. O blog oferecia um “registro quente” para quem estivesse cansado de estudar e precisasse de uma outra alternativa. Apuramos que o valor cobrado ficava na casa do R$ 5 mil.
É lamentável se deparar com esse tipo de notícia. Espertalhões e mau caráter estão presentes em quase todos lugares, tentando se dar bem do jeito mais fácil. É uma pena ver que bacharéis em Direito sintam-se atraídos por essas “oportunidades”. A compra, assim como a venda, também é uma atitude criminosa.
Por outro lado, fico feliz em ver que, mesmos alunos reprovados uma ou mais vezes, se mobilizaram para denunciar o crime. Esse é o caminho para se tornar um bom advogado, agir de acordo com os princípios éticos da nossa profissão.
Em nota, o presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, afirmou que a prática é “caso de polícia” e disse também que o departamento de Tecnologia da Informação do Conselho Federal da OAB monitora sites e perfis, a fim de informar à Polícia Federal quando há suspeitas de fraude ou crimes similares.
“Toda a tentativa de incentivo ao cometimento de um crime desta natureza deve ser denunciada as autoridades responsáveis, para que uma investigação torne possível a punição dos autores”, afirmou Lamachia. O presidente destacou ainda que a oferta de carteiras se trata de uma tentativa de golpe. “O único meio possível para o ingresso dos bacharéis de direito na advocacia é o Exame de Ordem”, ressaltou.
Veja também:
- Maioria das seccionais da OAB aumentam o valor da anuidade em 2016
- Juiz decide que cotas em concurso público é inconstitucional; e agora?
- Aluna deficiente visual pode ser obrigada a prestar 2ª Fase sem auxílio da legislação
Conheça as obras do autor (Clique aqui!)