
32
Ínicio
>
Homenagem
HOMENAGEM
Nota de Pesar | Homenagem ao professor Dr. Sergio Bermudes

GEN Jurídico
29/10/2025
Dr. Francisco Bilac Pinto
Conheci o Dr. Sergio Bermudes no início da década de 1990, quando ele acabara de assumir o compromisso de atualizar os Comentários ao Código de Processo Civil do Prof. Pontes de Miranda, editado pela Forense.

Visando tornar a Justiça mais célere, o Congresso Nacional brasileiro, sob a batuta de vários juristas brasileiros, em especial do Ministro Athos Gusmão Carneiro, inciara uma série de atualizações no Código de Processo Civil de 1973.
Com várias pequenas leis, a reforma foi tomando corpo durante a década de 1990 e nos anos iniciais do século XXI.
Com uma carreira sedimentada como advogado no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília e professor na Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro, a tarefa assumida parecia desarrazoada para um homem tão ocupado.
Seu amigo, Desembargador José Carlos Barbosa Moreira tratava de aclarar-me que “não devíamos procurar profissionais com muito tempo vago, a ocupação, ainda que intensa, produzia o bom caldo da excelência”.
Assim foi.
Aceito o desafio, sob a promessa de entregar um volume a cada seis meses, os volumes iniciais respeitaram os prazos, mas a ocupação do escritório, não o permitiu manter o compromisso inicial e os prazos foram aumentados.
Entre 1995 e 2008, os 17 volumes foram entregues atualizados.
No início da atualização, por diversas vezes, reportamos a ele a necessidade de dividir a tarefa com outros processualistas, mas ele fazia questão de fazer tudo pessoalmente e não gostava de delegar.
A coleção, ainda que espaçada no tempo, foi muito bem recepcionada pelo público interessado.
Escreveu conosco também a Iniciação ao Processo Civil, Forense, em 1996, dirigida sobretudo a seus alunos.
Publicaria, ainda, a Reforma do Código de Processo Civil, pela Saraiva, em 1996 e a Reforma do Poder Judiciário, pela Forense, em 2005,
Excelentes obras esgotadas em pouco tempo. Excetuada a Iniciação ao Processo Civil, as demais obras não tiveram continuidade, em razão da movimentada vida profissional e acadêmica do Prof. Bermudes.
Era um autor de condutas finas, com humor felino, adorava contar piadas, algumas delas em inglês ou francês.
Transitou também pelo mundo da literatura. Tinha vários amigos imortais.
Era um jurista ímpar, com uma bela carreira na advocacia contenciosa.
Era uma cabeça prodigiosa. Deixou-nos com saudades e com a certeza de que seu humor e intelecto nos farão muita falta.
Francisco Bilac Pinto, 29.10.2025.