32
Ínicio
>
Dicas
>
Publieditorial
DICAS
PUBLIEDITORIAL
Passaporte Jurídico: juristas do amanhã, sua entrada para o mundo do Direito está aqui!
GEN Jurídico
12/07/2019
Estudar Direito é ver o mundo sob uma nova perspectiva, aprender como a sociedade se comporta, entender as nuances do ser humano. E para os juristas de amanhã, que desejam encarar longos anos de estudos na área, algumas obras tornaram-se peça-chave para ajudar nessa empreitada intensa e satisfatória. Estudar Filosofia do Direito, História, Teoria Geral do Estado, entre tantos temas relevantes, é o seu passaporte jurídico: a entrada para o mundo do Direito e suas grandiosas ramificações. Essas matérias fazem parte da grade curricular em razão da grande importância na formação do pensamento crítico e na análise das relações da sociedade. Além disso, elas serão úteis durante todo o curso, principalmente no TCC!
Confira nossas sugestões de obras que vão te auxiliar nos estudos:
Dicionários | Português | Argumentação
As obras Linguagem Jurídica e Argumentação, Curso de Português Jurídico, Português Forense – Língua Portuguesa para Curso de Direito, Coleção Fora de Série – Hermenêutica e Aplicação do Direito e Vocabulário Jurídicosão ideais para quem está iniciando os estudos na linguagem jurídica. Termos, definições e respostas para quem começa, aos poucos, a entender como funciona a língua portuguesa dentro da área do Direito. Não somente o estudante de Direito, mas também advogados e especialistas que militam na área jurídica sempre precisam aprimorar o vernáculo, instrumento indispensável para o exercício profissional eficaz. Confira abaixo:
> Veja aqui mais obras sobre o tema!
Filosofia do Direito
A Filosofia do Direito visa refletir sobre o Direito para além de sua simples operacionalização. Essa disciplina traz uma visão panorâmica e contextualizada do fenômeno jurídico – enxerga-se não só o Direito interno ou o internacional, nem só o positivo ou natural. Analisa-se o Direito como um todo.
Para isso, conceitos, categorias, autores e ideias precisam ser conhecidos. Pensar o Direito, nesse sentido, significa preparar-se para compreendê-lo a partir de seus fundamentos, podendo-se, dessa forma, contribuir, direta ou indiretamente, para a formação de novas gerações de juristas e para a crítica dos conhecimentos adquiridos por eles.
Para se aprofundar no tema, as obras Curso de Filosofia do Direito, Filosofia do Direito, Coleção Fora de Série – Teoria Discursiva do DireitoeFilosofia do Direito são ótimas opções para iniciar os estudos nessa área.
Confira:
> Veja aqui mais obras sobre o tema!
Introdução ao Estudo do Direito
A Introdução ao Estudo do Direito é o primeiro passo para compreender os fundamentos de base que serão abordados durante a graduação. Se você começou a faculdade agora, ou tem vontade de conhecer mais a respeito dessa área, as obras de Orlando Gomes, Tercio Sampaio Ferraz Jr., Paulo Nader, Alysson Mascaro e Sílvio Venosa são o seu passaporte de entrada. Os livros se complementam e são indicados para quem começou agora a explorar esse universo do conhecimento. Confira:
> Veja aqui mais obras sobre o tema!
História do Direito
Os processos de mudança social e seu impacto sobre o Direito são motivos mais que pertinentes para justificar a importância da História do Direito nos cursos jurídicos. Algumas mudanças derivam de grandes transformações no papel do Estado na sociedade: um Estado liberal cede seu lugar a um Estado intervencionista, que, por seu turno, parece ceder seu lugar a um Estado árbitro-regulador. Outras mudanças procedem de alterações nas mentalidades e nas relações privadas, assim como nas interpretações e no imaginário social.
Obras como Direito Romano, O Direito na História, História do Direito no Brasil, História do Direito Brasileiro – Leituras da Ordem Jurídica NacionaleHistória do Direito no Ocidente são essenciais para os estudantes do primeiro ano.
Veja mais detalhes:
> Veja aqui mais obras sobre o tema!
Sociologia do Direito
A vida em sociedade só se tornou possível a partir da criação de normas para regular o comportamento e a relação entre os seus membros. Dessa forma, estudar Sociologia do Direito é importante para compreender noções como interdependência, controle, consenso, coercibilidade, e a perspectiva do Direito e da Justiça como sistemas sociais, mais especificamente “subsistemas da sociedade”. Obras como Sociologia Jurídica – Fundamentos e Fronteiras e Ética e Política: Da Antiguidade Clássica à Contemporaneidade trazem um amplo panorama em diferentes momentos históricos, por clássicos do pensamento político e filósofos da moral.
Veja abaixo:
> Veja aqui mais obras sobre o tema!
Teoria Geral do Estado
Teoria Geral do Estado é a disciplina que estuda os fenômenos do Estado, desde sua origem, formação, estrutura, organização, funcionamento e suas finalidades, compreendendo-se no seu âmbito tudo que considera existindo no Estado ou sobre ele influindo. Analisam-se os aspectos históricos do surgimento do Estado moderno e os motivos pelos quais se obedece à ordem jurídica estatal, além de trabalhar os conceitos de justificação, legitimidade e legalidade do poder.
As instituições políticas e os mais importantes fenômenos que permeiam o exercício do poder são discutidos a partir de conceitos clássicos e de abordagens críticas e, assim, são tratadas questões como formas e sistemas de governo, sufrágio, voto, partidos políticos, sistemas eleitorais e partidários, além de outros temas.
Obras de Jorge Miranda, João Roberto Gamba, José Geraldo Brito Filomeno e Eduardo C.B. Bittar são de extrema relevância e importância para o estudo da Teoria Geral do Estado, trazendo informações essenciais sobre Constituição, Ciência Política, Teoria da Democracia e Filosofia Política. Confira:
> Veja aqui mais obras sobre o tema!
Com esse referencial teórico, você já está pronto para obter o seu passaporte jurídico e fazer parte desse mundo apaixonante! Confira nossa vitrine:
LEIA TAMBÉM