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Roniere Miranda

Roniere Miranda

30/09/2015

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Hoje venho lhe pedir um grande favor:

PARE DE ESTUDAR AGORA e tire um tempo para ORGANIZAR sua vida!

Neste artigo você entenderá por que a capacidade de organizar sua vida é fundamental para sua aprovação.

Como todos no planeta Terra sempre tive exatamente 24 horas por dia para dedicar-me as mais variadas atividades do meu dia-a-dia.

Mas algo sempre me chamou atenção quando estudava para concurso.

Eu via que muitos concurseiros conseguiam fazer suas horas “render” muito mais que outros, parece que administravam melhor seu tempo e conseguiam estudar mais, e a consequência lógica disso é que provavelmente estes passariam mais rápido do que eu.

Somente depois de muitos anos estudando para concurso (leia um pouco sobre minha história) é que pude entender a importância de se administrar nosso tempo e como isso pode influenciar em nosso futuro.

Vejo que muitos alunos têm todas as ferramentas em suas mãos: livros, cursinho, dinheiro para investir, etc.  Mas não conseguem se organizar diante de tantas atividades no seu dia.

O que falta em todos os casos é administrar melhor o tempo.

Isso fundamental para que você possa ter certeza que está dando o máximo de si em seus estudos.

O objetivo principal deste artigo é possibilitar que você consiga conciliar sua rotina e objetivos pessoais com seu planejamento de estudo.

Mas para administrar para valer seu tempo é necessário que você pare de estudar por algumas horas (sei que parece sacrificante, mas lembre-se da história do lenhador) e siga alguns passos que vou lhe ensinar neste artigo.

Administração do Tempo (Organizar é fundamental)

De início quero lembrar o que muitos autores afirmam categoricamente:

Não conseguimos administrar nosso tempo.

Concordo inteiramente com essa frase.

Na verdade, o que fazemos é organizar as atividades que executamos, de modo a termos a certeza de que estamos fazendo exatamente o melhor para nosso futuro.

Pois bem, o que faremos aqui é dar diversas dicas sistemáticas para que você consiga organizar melhor suas atividades podendo assim dedicar-se ao máximo ao que mais interessa nesse momento: Estudar com eficiência.

Antes de tratar especificamente sobre organizar suas atividades gostaria de falar sobre um tipo de organização específica: Material de Estudo.

Acredito muito que dois aspectos na vida do concurseiro devem estar sempre em ordem: Seu Material de Estudo e o Local de Estudo.

Para implementar os passos sobre Administração do Tempo é essencial que sua cabeça esteja tranquila em relação a estes dois itens.

Neste artigo falarei somente sobre o primeiro aspecto (Material de Estudo), para depois retomar o tema central de nossa conversa.

Organização do Material de Estudo

Quando estudava para concurso aconteceu algumas vezes de ter excesso de material e pouco tempo para estudar e outras vezes de ter tempo para estudar, mas material insuficiente.

Estes são alguns exemplos de MATERIAL DE ESTUDO: Livros, Vídeo-aulas, PDF, Cadernos, Ficheiros, Blocos de Anotação, Calendário, Notebook, Material de Escritório (canetas, lápis, grampeador, etc).

Não irei tratar de todos os materiais que listei, gostaria de falar especificamente sobre o mais importante destes materiais: O LIVRO.

Como não se enganar com essa ferramenta de estudo?

– Check List

A primeira coisa a fazer é saber se os livros (PDF também cabe) que você tem são compatíveis com o concurso que pretende fazer.

Para isso, faça uma lista dos que você possui e pesquise se estes estão sendo recomendados por quem já estudou para o cargo que você pretende.

Aqui teremos 02 resultados possíveis:

  • Você possui todos os livros de que precisa

Este seria o melhor dos mundos, restando apenas adquirir material complementar.

  • Você não possui todos os livros de que precisa.

Antes de apressadamente sair comprando todos que faltam, veja como está seu quadro de horários, se já está estudando todas as disciplinas, e compre livros somente quando constar em seu cronograma o início da disciplina correspondente.

O que adianta correr para comprar a última edição de AFO se não tem espaço em sua agenda para inserir essa disciplina, ter um livro novinho em casa sem tempo para ler só gera ansiedade. Por isso tome cuidado com essa síndrome de acumular livros sem ter o tempo suficiente para lê-los.

– Cuidado com desatualizações

Nunca, mas nunca mesmo estude por livros desatualizados, isso pode lhe custar caro.

Por isso é sempre bom pesquisar sobre o que tem de novo mercado, não é por que sempre estudou por um autor que não pode verificar se existe outro melhor.

Pode parecer uma dica redundante, mas às vezes pela ânsia de começar a estudar, ou mesmo por falta de grana, muitos concurseiros começam a estudar por livros sem atualização, só parando quando começam a errar muitas questões.

– Desapegue

Não acumule livros que não lhe ajudarão em sua preparação, se ainda forem útil para alguém considere essas duas opções:

– Doar para alguma biblioteca pública ou para um amigo

– Aproveitar para ganhar uma grana e colocar em suas redes sociais para vendê-los.

Outra coisa, às vezes vemos muitos livros na estante e isso dá uma sensação falsa de que estamos com livros suficientes para estudar corretamente e acabamos por não comprar o que realmente estamos precisando.

Mas voltemos ao tema principal do artigo: Administração do Tempo.

Como disse, administrar seu tempo é prioritariamente ADMINISTRAR SUAS ATIVIDADES.

Fazer o que realmente importa, criando práticas que levem você a fazer o que contribui efetivamente com seus objetivos, mesmo que isso signifique fazer menos do que está acostumado a fazer.

Tenho muitas atividades, há muito tempo não sei o que é me dedicar a apenas um projeto, por isso sempre me interesso sobre temas ligados à Produtividade, conseguir fazer mais com o meu tempo, assim costumo pesquisar várias técnicas.

Uma técnica que costumo usar é a dos 3 P’s, que aprendi no livro Produtividade Máxima da Tamara Schwambach.

Os 03 P’s São estes:

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Planejar tudo que você precisa e quer fazer.

Priorizar a ordem de importância de suas atividades

Produzir, ou seja, implementar efetivamente o que planejou.

Vamos falar detalhadamente de cada um desses passos.

#PLANEJAR

Você já deve ter ouvido essa frase: Falhar em planejar é planejar falhar.

Lembre-se que estamos falando em organizar seu dia, semana, mês, para que tenha certeza que estará fazendo as atividades que realmente contribuem com o alcance de seus objetivos.

Reflita sobre isso: você faria sua festa de casamento sem um planejamento? Ou será que você seria ingênuo de abrir uma empresa sem ao menos um pequeno plano de negócio?

Acredito que não.

Para todo e qualquer grande projeto ( e passar em um concurso é um deles) exige um mínimo de planejamento.

– O PRIMEIRO PASSO É ANOTAR TUDO.

A primeira coisa que tem a fazer é anotar todas as suas atividades, bem como todos os objetivos que tenta levar paralelamente enquanto estuda para concurso.

Anote literalmente tudo: contas a pagar, trabalho, faculdade, aniversários, problemas financeiros, mestrado, planos de viagem, cursinho.

Colocar no papel ( ou dispositivo eletrônico) amenizará a angustia de ter tantas tarefas na cabeça, e mais, quando você terminar você terá uma real perspectiva da quantidade de atividades que possui ou que pretende fazer.

Depois de anotar todas essas atividades e objetivos (sei que pode demorar um pouco, mas é muito importante) você deve tomar as seguintes decisões a respeito:

Escolher o que realmente é importante;

Eliminar o que atrapalha seus estudos;

Esperar para fazer alguma atividade depois da aprovação;

Delegar tarefas que podem ser feitas por outra pessoa.

Falaremos mais sobre como determinar o que é importante para você mais a frente.

Use o tempo que for necessário para  tomar essas decisões, mas depois de tomá-las não volte atrás, pois como diz o filósofo Friedrich Nietzsche:

Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir.

Após anotar tudo:

– PROGRAME-SE

Tendo em mãos todas as suas atividades/objetivos que considera importante (mais a frente explico melhor a definição de “importante”) é necessário “dizer” quando irá fazer cada uma dessas atividades.

Antes de seguir deixe eu lhe perguntar uma coisa.

Alguma vez você enquanto você  estudava apareceu em sua cabeça pensamentos como estes:

“Preciso marcar meu dentista”

“Preciso atualizar o Sistema Operacional do meu Pc”

“Ainda não retornei a ligação de minha amiga”

Esses pensamentos que surgem do nada em sua mente são resultados do chamado Efeito Zeigarnik.

Em resumo, o Efeito Zeigarnik faz com que tarefas não concluídas ou metas não atingidas venham a nossa mente sem que tenhamos muito controle sobre isso.

E esses pensamentos atrapalham muito, principalmente quando você está tentando entender a diferença de dispensa e inexigibilidade  em Licitações Públicas.

Uma maneira de livrar-se desses pensamentos é justamente seguir o que dissemos aqui: Anotar quando fará determinada tarefa.

Quando você anota, o cérebro entende que a tarefa será feita, por isso não precisa ficar “chamando” sua atenção para concluí-la.

Para isso use qualquer dispositivo que faça você recordar o que deve ser feito: agenda física, agenda virtual, aplicativos, etc.

Eu particularmente uso bastante o Google Agenda, pois posso sincronizar com meu celular e ainda recebo e-mail  alertando sobre compromissos e atividades.

Mas isso é de cada um, muitos usam agendas de papel e são super organizados.

Sempre falo que a realidade de muitos é bem diferente.

Existe concurseiro que tem o dia livre para estudar, não se preocupa com conta para pagar, cachorro par cuidar e nem carro para lavar.

Outros concurseiros além de estudar tem que limpar a casa, fazer supermercado, cuidar do irmão mais novo, etc.

Mesmo tendo realidade totalmente distinta, qualquer um que adote estes passos terá um enorme benefício: Saber exatamente o que fazer e quando. Deixando a cabeça tranquila para os estudos.

Pois bem, agora que você tem em mãos um panorama do que realmente deve fazer, chegou a hora de dar mais um passo para organizar sua vida de concurseiro.

#PRIORIZE

Durante o passo anterior solicitei que você escolhesse o que realmente importante em sua vida, tenho certeza que colocou o Estudo nesse rol.

Acontece que nem só de estudo vive o concurseiro (infelizmente rsrs), existem muitas outras atividades a desempenhar. O que deixa muitos atrapalhados na hora de se organizar.

A maneira mais prática que encontrei para priorizar minhas atividades é ‘preenchendo’ a matriz de prioridades encontrada no Livro “Os 07 Hábitos das pessoas altamente eficazes” de Stephen Covey, que é a seguinte (preenchido exemplificativamente):

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– Atividades Importantes: São aqueles que contribui de forma mais relevante com seu futuro. Exercendo profunda influencia sobre o seu sucesso.

– Atividades urgentes: São aquelas que necessitam de atenção imediata, mas que não estão ligadas diretamente aos seus objetivos de vida.

Com esses dois conceitos você é capaz de preencher a matriz acima, de modo que você tenha ainda mais clareza de quais são suas prioridades de vida, e mais, quais atividades estão atrapalhando seu estudo.

Fazendo uma adaptação desta matriz especificamente para os seus estudos, você pode também visualizar com maior facilidade o que é mais importante para sua aprendizagem, veja um exemplo:

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Quando falo sobre Autocontrole em minhas palestras, gosto de lembra de algo que tem muito a ver com ‘Priorizar’.

Uma das formas de se dissipar a Disciplina (autocontrole) é ter mais de uma meta, se engajar em mais de um desafio é realmente muito complicado para o cérebro, o que exige muito esforço, fazendo com que não tenhamos Disciplina suficiente para os dois projetos.

Costumo brincar que é a tese da atriz Débora Seco, que certa vez falou que entre ser magra e ser feliz, decidiu ser feliz. Claro que é exagero.

Mas dois projetos que exigem um esforço maior demanda muito de nossa força de vontade, e como estudos já demonstraram, nossa força de vontade se desgasta da mesma forma que acontece com um músculo que é solicitado demais, entrando em fadiga.

Assim sendo, quando você Prioriza seus projetos está ajudando a sua “Força de Vontade” a se concentrar no que realmente importa, o que, por sua vez, contribui para você não desanimar e ficar sem estudar por longos dias por falta de “vontade de estudar”.

Vamos para o último passo?

#PRODUZA

Sei que parece redundante falar em planejar e depois dizer que temos que executar, mas você já deve ter passado por isso inúmeras vezes: planejar estudar 6 horas por dia, em resolver 01 prova todo fim de semana, deixar de usar o celular durante os estudo, e falhar nisso tudo.

Pois é, alguém já falou que às vezes temos muita iniciativa, mas pouca ‘acabativa’. Ou seja, iniciamos nosso projeto, planejamos, mas na hora de executar deixamos para depois.

Isso se deve a vários fatores, tais como falta de motivação, foco e disciplina.

Mas falarei de dois fatores que considero serem grandes vilões para sua produtividade nos estudos.

PROCRASTINAÇÃO

Procrastinar é deixar para depois o que você deveria fazer em um prazo determinado.

Como já escrevi um artigo bastante completo (link para artigo) sobre o assunto, vou dar 10 dicas rápidas para não cair nessa armadilha.

  1. Elimine – Não tenha medo de eliminar de sua lista de afazeres o que realmente não lhe acrescenta. Às vezes essa é a razão implícita de não começar algo.
  2. Acredite – tenha certeza que o seu estudo, sua rotina de dedicação, seus planos são em prol de um futuro melhor, que tudo isso contribuirá para a realização de seus objetivos.
  3. Dê o primeiro passo – É a famosa lei da inércia, se você permanecer parado a tendência será continuar assim, mas se der o primeiro passo quebrará essa resistência e poderá dar continuidade ao que planejou.
  4. Peça ajuda – Às vezes acontece de não saber por onde começar, então fica difícil dar o primeiro passo. Um jeito de driblar essa dificuldade é pedindo ajuda de quem sabe do que você precisa. Pode ser um amigo, um parente, ou ler um depoimento ou um site especializado em concursos.
  5. Faça por partes – Pode acontecer de você se assustar com o tamanho do projeto, do livro, ou com a quantidade de páginas. Entenda a divisão dos livros, a sequência dos capítulos, assim você terá uma visão mais ampla e poderá planejar melhor como conquistar cada palmo do seu livro.
  6. Use a técnica do Pomodoro – Essa técnica foi inventada por Francesco Cirillo, consiste em estudar por 25 minutos, tempo que não nos desconcentramos facilmente, e fazer em seguida uma pausa. Para isso, usa-se um Timer, que pode ser inclusive um aplicativo de celular.
  7. Gratifique-se – Quando estabelecer metas você pode vincular o cumprimento a uma pequena recompensa: assistir a um episódio de sua série favorita, comer um doce (maldade isso rsr), fazer uma ligação, etc.
  8. Estabeleça Prazos – Deixe claro em sua mente quando deve fazer o que se comprometeu a fazer, se não existir prazos até a sensação de procrastinar não será tão evidente.
  9. Elimine distrações – A procrastinação também pode acontecer de uma maneira diferente, começa-se algo, mas por alguma distração (celular, site, visita, etc.) não se consegue concluir a tarefa.
  10. Preste Contas – Para muita gente funciona se compromissar com alguém a prestar contas depois de certa meta cumprida. Você pode, por exemplo, se comprometer a enviar uma mensagem para sua melhor amiga dizendo quantas questões respondeu de determinado assunto.

O outro vilão que lhe impede de executar o que planejou chama-se Dispersores.

FATORES DISPERSORES

Dispersores são fatores que lhe distraem, tiram-lhe o foco.

No artigo 07 erros que todo concurseiro deve evitar falo de outros, mas neste vamos tratar especificamente de dois:

– MULTITAREFA – Muita gente ainda acredita que pode fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Estudar e assistir TV, por exemplo. Já está provado que nosso cérebro só é capaz de se concentrar em uma única atividade por vez, é ilusão pensar o contrário. Por isso concentre-se em uma atividade por vez.

– INTERRUPÇÕES – São diversas as formas que você pode ser interrompido quando está estudando, por isso aqui vão algumas dicas simples, mas que devem ser usadas:

  1. Fechar a porta – Isso parece óbvio, mas se estudar em casa faça de porta trancada, se for em uma biblioteca procure a cabine mais isolada possível, afinal sabemos que nem todos compreendem que 15 segundos de conversa pode lhe atrasar por vários minutos até você voltar a sua concentração de antes.
  2. Dar sinais claros – Às vezes a porta fechada não é suficiente, se isso não resolver tente conversar, explicar o quanto seu estudo é importante para realização de seus sonhos, ou mesmo usar uma placa na porta indicando: FUTURO SERVIDOR PÚBLICO CONCENTRADO.
  3. Desligar o celular – Sei que você faz isso quando vai estudar, mas não custa lembrar de que um simples sinal de algum aplicativo pode lhe tirar a concentração e perder o foco do que estava fazendo.

Aqui vai um resumo do que falamos:

– Administrar melhor seu tempo pressupõe fazer escolhas certas.

– Quanto melhor for a organização de sua rotina, menos você sofrerá interrupções em sua rotina de estudo.

– Planeje de forma macro e em seguida preocupe-se com os detalhes de como fazer.

– Priorize seus objetivos neste momento de sua vida, veja se algo é conflitante com seu grande objetivo: Passar em um concurso.

– Produza resultados, faça o que planejou, tome cuidado com situações que lhe tiram o foco do seu objetivo.

Fontes de pesquisa:

Livros:

– Produtividade Máxima, de Tamara Schwambach

– Os 07 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey

– Descasque seu Abacaxi, Brian Tracy

– Força de vontade, Roy F. Baumeister e John Tierney

Obs.: Todas as imagens utilizadas neste artigo foram retiradas diretamente da internet.

Gostou do artigo?  Espero sinceramente que tenha lhe ajudado.

Então, deixe seu comentário aqui em baixo!!

Grande Abraço e Sucesso!!


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