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Um manual para comunicação pública em tempos de ‘fake news’

FOLHA DE SÃO PAULO

MATÉRIA NA FOLHA DE SÃO PAULO

PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO PÚBLICA

GEN Jurídico

GEN Jurídico

06/03/2025

Escrito por Fernanda Brigatti

Bob Vieira da Costa, ex-ministro de FHC, organiza espécie guia da publicidade de interesse público.

O papel da comunicação pública no combate à desinformação é o argumento central do livro Publicidade e Comunicação Pública“, organizado por João Roberto Vieira da Costa, Oscar Kita e Otavio Venturini. Editado pela GEN (Grupo Editorial Nacional) e pela Forense, o livro já está à venda e um evento de lançamento deve ser marcado após o Carnaval. Bob Vieira da Costa (como João Roberto é conhecido no mercado) diz que a publicação é voltada principalmente a profissionais, gestores e estudiosos da comunicação pública.

“Há a questão dos novos meios, as fake news que impactam de maneira negativa a comunicação”, diz. “E há ainda novas legislações, o compliance digital e como essas coisas se relacionam.”

Livro Publicidade e Comunicação Pública, organizado por Bob Vieira da Costa, Oscar Kita e Otavio
Venturini

Bob lembra o caso de notícias falsas sobre vacinas durante a pandemia, cujos resquícios sobrevivem até hoje –uma consequência que afeta diretamente a política pública de saúde.

No livro, de pouco mais de 200 páginas, o leitor encontrará desde aspectos regulatórios, como o funcionamento do Conar (conselho de autorregulação publicitária), definições de comunicação e nteresse público, reflexões sobre o avanço da inteligência artificial, e também questões práticas como a participação em licitações para serviços de publicidade, a remuneração de agências e a proteção de dados.

Na avaliação de Bob, um dos organizadores, os governos tem ferramentas para lidar com grandes empresas de tecnologia (as big techs). “A gente aborda muito a questão das licitações porque é possível se estabelecer um jeito de trabalhar e enfrentar essas questões.”

Na comunicação pública atual, diz ele, a demanda de redes sociais é “monumental, enorme, mas como lidar? Existe legislação”. Ele considera que “mais do que nunca, a comunicação tem peso determinante” na percepção sobre temas como saúde, segurança, meio-ambiente e mesmo na prevenção de golpes e
desinformação. Publicitário, Bob Vieira da Costa tem vasta experiência na comunicação de políticas públicas, como ministro da Secretaria de Comunicação de Fernando Henrique Cardoso, na Comunicação Social do Ministério da Saúde, e, nos últimos anos, na Nova S.A. (Nova S/B, quando nasceu), agência especializada em comunicação de interesse público.

A então Nova S/B organizou, em 2012, com Oscar Kita à frente, uma primeira publicação sobre o tema, chamado de “Publicidade na Administração Pública”, editada pela Renovar. Kita atualmente é diretor-presidente da Nova S.A. Otavio Venturini colaborou com a as diretrizes de compliance para mercado
publicitária da Abap (associação brasileira das agências) e atualmente lidera as áreas jurídica e de integridade da Nova S.A..

Fonte:https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/02/um-manual-para-comunicacaopublica-em-tempos-de-fake-news.shtml

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