GENJURÍDICO
Close Up Of Two Male Secondary Or High School Pupils Looking At Mobile Phone During Lesson

32

Ínicio

>

Advocacia

>

Artigos

>

Atualidades

>

Dicas

>

Educação

ADVOCACIA

ARTIGOS

ATUALIDADES

DICAS

EDUCAÇÃO

Lei que Restringe o Uso de Celulares nas Escolas é Sancionada

LEI 15.100/2025

USO DE CELULARES NAS ESCOLAS

Sue Ellen Gelli
Sue Ellen Gelli

14/01/2025

Foi sancionada a Lei 15.100/2025, de 13.01.2025, que dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica.

Com o objetivo de salvaguardar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, promovendo um ambiente escolar mais saudável e equilibrado, a nova lei veda o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica.

Essa restrição, entretanto, não se estende ao uso dos dispositivos eletrônicos para fins pedagógicos. As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.

Pela redação dos artigos, percebe-se que o escopo da lei tem muito mais um viés protetivo que proibitivo. Isso porque, cuida-se de estabelecer diretrizes para minimizar riscos e identificar sinais para a prevenção do sofrimento psíquico de crianças e adolescentes causados pelo uso imoderado das telas.

O Conselho Nacional de Educação deverá atuar com resoluções que orientem as redes de ensino e as famílias para adaptação de todos e efetiva aplicabilidade da Lei, cujo intuito é garantir o pleno desenvolvimento biopsicossocial das crianças e adolescentes e promover a conscientização de que a tecnologia precisa ser utilizada, não como fim, mas como meio para potencializar a aprendizagem, impactando positivamente no processo educativo. 

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA