GENJURÍDICO
camera_nucci1

32

Ínicio

>

Jurisprudência

>

Penal

JURISPRUDÊNCIA

PENAL

STJ considerou imprescritível crime de injúria racial de Paulo Henrique Amorim, com base em Nucci

ARESP 686.965/DF

CÓDIGO PENAL COMENTADO

CONDENAÇÃO

COR

CRIME

GUILHERME NUCCI

IMPRESCRITÍVEL

INAFIANÇÁVEL

INJÚRIA RACIAL

LEI 9.459/97

GEN Jurídico

GEN Jurídico

20/10/2015

Com base em entendimento do prof. Guilherme Nucci, acórdão do STJ considerou imprescritível crime de injúria racial, cometido por Paulo Henrique Amorim

camera_nucci1

A condenação do jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim por injúria racial contra o também jornalista Heraldo Pereira, na última semana, mencionou um entendimento há anos defendido pelo Desembargador Guilherme Nucci em suas obras. Em seu Código Penal Comentado (Editora Forense, 15ª edição), ele defende que “com o advento da Lei 9.459/97, introduzindo a denominada injúria racial, criou-se mais um delito no cenário do racismo, portanto, imprescritível, inafiançável e sujeito à pena de reclusão”. Com o voto do Desembargador Ericson Maranho, que menciona o posicionamento de Nucci, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça restabeleceu a condenação de Paulo Henrique Amorim.

De acordo com o STJ, (AREsp 686.965/DF) o motivo da condenação a um ano e oito meses de reclusão – pena convertida em restritiva de direitos – foi uma publicação feita pelo blogueiro em 2009. Nela, o jornalista Paulo Henrique Amorim afirmou que Heraldo Pereira, da TV Globo, é “negro de alma branca” e “não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde”. Na ocasião, apesar de ter sido condenado, a câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal considerou prescrita a pena aplicada ao blogueiro.

Convocado pelo Superior Tribunal de Justiça, o desembargador Ericson Maranho defendeu que, esse crime, por também traduzir preconceito de cor, atitude que conspira no sentido da segregação, “veio a somar-se aos outros, definidos na Lei 7.716/89, cujo rol não é taxativo”. Seguido pelos demais ministros da 6ª Turma do STJ, Maranho citou o entendimento do desembargador Guilherme Nucci, que há anos defende o crime como imprescritível.

O Julgamento foi por votação unânime, participando os Ministro Ericson Maranho (Relator), Maria Thereza de Assis Moura, Sebastião Reis Júnior (Presidente) e Néfi Cordeiro.

“De acordo com o magistério de Guilherme de Souza Nucci, com o advento da Lei 9.459/97, introduzindo a denominada injúria racial, criou-se mais um delito no cenário do racismo, portanto, imprescritível, inafiançável e sujeito à pena de reclusão.” (EDcl no AgRg nº 686.965 – DF, 6ª T., rel. Ericson Maranho desembargador convocado do TJ/SP, 13/10/2015, v.u.)


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA