
32
Ínicio
>
Atualidades
>
Constitucional
ATUALIDADES
CONSTITUCIONAL
Livro Democracia e Redes Sociais, de Alexandre de Moraes, está entre os finalistas do Jabuti Acadêmico 2025

GEN Jurídico
29/07/2025
O Grupo Editorial Nacional recebeu a notícia dos finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 com festejo. Dentre as indicações do catálogo do Grupo, o Editorial Jurídico destaca, entusiasmado, a obra “Democracia e Redes Sociais – o desafio de combater o populismo digital extremista”, do Ministro Alexandre de Moraes, publicado pelo selo Atlas – selo que, há mais de duas décadas, abriga as obras do autor.
O Prêmio é grandioso, e a alta qualidade técnica das obras inscritas o torna maior. O Editorial Jurídico, composto pelos tradicionais selos Forense, Saraiva, Atlas e Método, é testemunha do desenvolvimento da ciência jurídica relatada pelos livros publicados nos últimos anos, em especial diante dos grandes desafios que o desenvolvimento tecnológico apresenta à sociedade.
É este o contexto da publicação da obra de Alexandre de Moraes. Fruto da tese apresentada ao concurso de Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, o livro aborda um dos mais complexos desafios que as democracias contemporâneas enfrentam: o populismo digital.
A internet e os serviços de comunicação que se desenvolveram por ela possibilitaram um contexto de hiperconectividade, produtividade e benefícios que envolvem contextos que sequer a ficção científica pode imaginar, como é o caso das cirurgias robóticas realizadas à distância. Mas, também, num movimento autoimune do uso das tecnologias, tornaram-se mecanismos que propagam conteúdos falsos, discursos de ódio e possibilitam a realização de crimes diversos.
Esta mesma dualidade ocorreu com a democracia. Se a internet e os serviços de comunicação possibilitam que o Estado possa ampliar seus serviços aos cidadãos por meios digitais, bem como possibilitar novos mecanismos de transparência à sociedade civil e o monitoramento de gastos e arrecadação, também possibilitou que discursos antidemocráticos e desinformação das mais diversas naturezas promovessem um ataque aos elementos basilares da Democracia.
Valendo-se de sólida pesquisa e redação acessível a leitores não-jurídicos, o autor apresenta não apenas os problemas que decorrem do populismo digital, mas, especialmente, soluções possíveis. Além disso, apresenta uma relevante análise de caso: a atuação da Justiça Eleitoral no combate à desinformação e discursos antidemocráticos na proteção da Democracia brasileira.
A publicação da obra “Democracia e Redes Sociais” representa um marco à produção jurídica nacional, pois contribui com o desenvolvimento da ciência jurídica para a pós-modernidade e seus desafios, e prepara a comunidade jurídica nacional aos problemas presentes e futuros que o contínuo desenvolvimento tecnológico implicará à Democracia e direitos fundamentais.
Com o mesmo entusiasmo com que os editores do Grupo GEN leram e debateram a obra, o Editorial Jurídico faz votos de que a leitura da obra “Democracia e Redes Sociais” do Ministro Alexandre de Moraes possa repercutir em reflexão e debates, confluindo para a incansável luta pela democracia.
Os Editores agradecem ao Prêmio Jabuti Acadêmico e seu júri pela leitura e reconhecimento da obra, consagrada finalista desta edição, bem como ao autor pela confiança outra vez para editar e publicar sua mais nova obra. E, enquanto torcem, seguem com o ofício editorial, acreditando que o conhecimento e a ciência são as melhores soluções aos problemas que atravancam o processo civilizatório, agradecendo a confiança que autores e leitores depositam nesta casa editorial.
Adquira agora seu exemplar
Se você deseja se aprofundar no debate sobre democracia, redes sociais e os desafios jurídicos da era digital, o livro Democracia e Redes Sociais – o desafio de combater o populismo digital extremista, do Ministro Alexandre de Moraes, é leitura indispensável. Finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 e publicado pelo selo Atlas, a obra já está disponível no site do Grupo GEN.
Garanta seu exemplar clicando aqui