32
Ínicio
>
Administrativo
>
Dicas
>
Publieditorial
>
Vídeo
ADMINISTRATIVO
DICAS
PUBLIEDITORIAL
VÍDEO
Conheça quais são as atualizações do livro Direito Administrativo, de Irene Nohara
Irene Patrícia Nohara
18/03/2024
Conhecer quais são as atualizações do livro Direito Administrativo é uma tarefa importante para quem tem a obra de Irene Patrícia Nohara como guia para estudos ou execução de suas atividades profissionais.
Em 2023, o livro chega em sua 13ª edição, ainda mais completo e atualizado. Leia, a seguir, a apresentação da autora.
Apresentação do livro Curso de Direito Administrativo
A presente obra é voltada a diversos públicos: aos alunos de graduação, que irão tomar contato com a totalidade dos assuntos do Direito Administrativo; aos aplicadores do Direito Administrativo, que são inúmeros: servidores públicos, advogados que atuam na área, juízes, promotores e especialmente procuradores, que encontrarão nela um guia seguro para a tomada de decisões; também se volta ao público de pós-graduação, que precisa ter acesso a pontos controvertidos da matéria; e àqueles que prestam concursos públicos, que geralmente procuram livro de linguagem objetiva, mas, tendo em vista o grau de dificuldade dos certames, que não simplifique em demasia o conteúdo da matéria, o que impede sua real compreensão.
Por isso, a obra alcança a densidade suficiente para que o estudo do Direito Administrativo seja definitivo, isto é, para que o aluno grave os pontos mais importantes da matéria e principalmente saiba do fundamento de cada instituto, o que gera maior fixação de seu conteúdo. Houve preocupação simultânea com o fornecimento de exemplos, evitando que a explicação teórica “paire no ar”.
Outra característica da obra é o investimento no aspecto visual, que é relevante para a maior retenção dos assuntos desenvolvidos, por isso existem diversos esquemas, quadros, ilustrações e resumos ao final de cada explicação. Procurou-se abranger o conteúdo cambiante e abrangente do Direito Administrativo, tendo sido elaborados capítulos diferenciados, a exemplo do Estatuto da Cidade ou do Setor Público não Estatal, que contempla aspectos práticos e atuais da disciplina jurídica das parcerias com o terceiro setor. Mais recentemente, a partir da 13ª edição, tivemos o acréscimo do capítulo sobre Novas Tecnologias e o Direito Administrativo.
A obra também possui quadros de temas controvertidos que são visualmente destacados do corpo do texto. A ideia de separar os quadros é útil para que, numa leitura mais objetiva, se deixe para um outro momento a reflexão acerca dos temas mais polêmicos. Mas nada impede que aqueles que apreciam o Direito Administrativo e que têm curiosidade pelos assuntos da matéria folheiem o livro, passando por cada um dos temas separados, e tomem contato com as questões mais palpitantes e atuais da disciplina. Neste ponto, deu-se destaque às decisões mais recentes dos Tribunais Superiores.
A obra tem por base as elaborações teóricas destacadas em cada temática e procura expor as distintas correntes doutrinárias, para que o livro não seja unilateral ou tendencioso, mas também não deixe de expor opinião própria acerca dos temas discorridos. Na realidade, procurou- se elaborar obra didática e que objetiva suprir as necessidades dos alunos dos dias atuais, na crença de que o Direito Administrativo será tanto mais valorizado quanto mais acessível e interessante se mostrar.
Trata-se de livro que atinge uma maturidade, em mais de dez edições de existência, tendo sido fonte indicada para concursos públicos, para a graduação e também ferramenta para a consulta diária daqueles que aplicam Direito Administrativo no cotidiano de suas atividades.
Neste vídeo, Irene Nohara explica as principais mudanças gráficas e de conteúdo. Assista!
Conheça quais são as atualizações do livro Direito Administrativo, de Irene Nohara
Conheça o livro da autora!
LEIA TAMBÉM