GENJURÍDICO
O Cuidado como valor e princípio chega aos Tribunais Superiores

32

Ínicio

>

Civil

>

Dicas

>

Direitos Humanos e Fundamentais

>

Vídeo

CIVIL

DICAS

DIREITOS HUMANOS E FUNDAMENTAIS

VÍDEO

O Cuidado como valor e princípio chega aos Tribunais Superiores

CUIDADO

CUIDADO E AFETIVIDADE - PROJETO BRASIL/PORTUGAL 2016-2017

CUIDADO NO DIREITO

GUILHERME DE OLIVEIRA

PROJETO CUIDADO

TÂNIA DA SILVA PEREIRA

Tânia da Silva Pereira

Tânia da Silva Pereira

13/08/2020

Criado em 2005, sob a coordenação de Tânia da Silva Pereira e do professor Guilherme de Oliveira, de Coimbra, o Projeto CUIDADO representa um debate interdisciplinar para inclusão do Cuidado no Direito, sob uma ótica humanizadora, numa parceria entre Brasil e Portugal, resultando em diálogos contínuos entre os colaboradores.

Assista ao vídeo a seguir para saber mais sobre o projeto e como ele chegou, recentemente, aos Tribunais Superiores:

O Cuidado como valor e princípio chega aos Tribunais Superiores

Para se aprofundar no tema, conheça o livro Cuidado e Afetividade – Projeto Brasil/Portugal 2016-2017

Cuidado e Afetividade

Esta obra é fruto do prosseguimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2005, quando, de um encontro com o Professor Guilherme de Oliveira, da Universidade de Coimbra, nasceu a proposta de um debate sobre o cuidado no âmbito do Direito.

Tantos foram os pontos de reflexão, que os estudos seguiram com novos direcionamentos, resultando na publicação de mais quatro obras, com enfoques diversos: O Cuidado como valor jurídico, Cuidado e Vulnerabilidade, Cuidado e Responsabilidade e Cuidado e Sustentabilidade.

Verificou-se, dessa forma, que a análise do cuidado se consubstancia em cenários que se renovam, sempre por meio de uma visão interdisciplinar, que agrega conhecimentos diversificados para a compreensão do ser humano em sua totalidade. Nesta obra, buscou-se analisar e desenvolver o espaço adquirido pela afetividade no ordenamento jurídico brasileiro, como decorrência do princípio da dignidade da pessoa humana, e seus impactos sobre as relações interpessoais, como fator gerador de direitos e deveres que promovem o princípio da solidariedade, sobretudo no âmbito da família, verificando, no sistema legal, onde seja tacitamente considerado, ou deflua dos termos em que encaminhe a legislação e o permita sua interpretação.

O resultado foi o desenvolvimento de diversos temas sensíveis, sob a ótica do cuidado e da afetividade, como vida, morte, relações familiares, cuidados paliativos, autonomia, dignidade, tecnologia, infância, velhice, acolhimento, sustentabilidade, entre outros.

Agora, por sua intrínseca ligação com o tema do cuidado, ingressa-se em seu exame com a afetividade, surpreendendo a coordenação da obra o quanto os autores que a integram foram capazes de demonstrar o comprometimento com a proposta, em nuances que indicam a importância que o assunto suscita e a visão que é possível ter ao aprofundar o estudo a seu respeito, esperando-se deste volume o interesse despertado pelos anteriores da coleção.

Clique aqui para ver mais detalhes!


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA