
32
Ínicio
>
Administrativo
>
Dicas
ADMINISTRATIVO
DICAS
10 livros de Direito Administrativo que todo profissional da área deve ler

GEN Jurídico
27/06/2025
Se você está em busca de livros de Direito Administrativo, encontrou o lugar certo! Seja para atuação profissional, se aprofundar para alguma prova ou compreender tudo sobre Direito Administrativo de uma forma clara e didática, selecionamos obras primordiais que podem te ajudar nessa empreitada.
Livros de Direito Administrativo que você precisa ter
Confira nossas sugestões:
1 – Direito Administrativo – Maria Sylvia Zanella Di Pietro
Este livro desenvolve os vários temas do Direito Administrativo de forma clara e didática com a preocupação de manter a disciplina atualizada diante das sucessivas alterações legislativas que imprimem nova feição a esse importante ramo da ciência jurídica.
Entre as principais novidades estão as atualizações sobre contratos administrativos, licitações, concursos públicos e bens públicos, incluindo as alterações promovidas por leis e decretos de 2023 e 2024, como a nova Lei de Licitações, normas sobre calamidade pública, concursos e terras indígenas. Um conteúdo essencial para estudantes, concurseiros e profissionais da área jurídica.
2 – Manual de Direito Administrativo – José dos Santos Carvalho Filho
O Manual de Direito Administrativo, do Professor José dos Santos Carvalho Filho, chega, em 2025, à sua 39ª edição, reafirmando o sucesso adquirido entre os estudiosos da matéria.
A nova edição do Manual mantém seu compromisso com a clareza e a atualização rigorosa dos conteúdos, oferecendo um método didático e acessível. Entre as principais novidades, estão as Emendas Constitucionais nºs 134 e 135, além de leis recentes que impactam áreas como concursos públicos, saneamento básico, urbanismo e contratos civis. A obra também incorpora mais de trinta novas decisões dos Tribunais Superiores e as Súmulas 672 e 674 do STJ.

3 – Curso de Direito Administrativo – Rafael Oliveira
Curso de Direito Administrativo é uma obra completa, atual e didática, resultado da experiência de Rafael Oliveira como professor nos cursos de graduação, pós-graduação e preparatórios para concursos públicos, além da sua atuação profissional como Procurador do Município do Rio de Janeiro, advogado liberal, árbitro e consultor jurídico.
Apresenta as bases teóricas necessárias à compreensão crítica do Direito Administrativo, além das mais significativas posições doutrinárias e do entendimento jurisprudencial dos tribunais superiores, sempre acompanhados da opinião fundamentada do autor, e com menção aos respectivos Informativos.
A combinação desses elementos permitiu a elaboração de uma obra que poderá ser usada como ferramenta de consulta e estudo aos operadores do Direito e aos estudantes em geral.
4 – Direito Administrativo – Irene Nohara
É uma obra completa e voltada para diversos públicos: aos alunos de graduação, que terão contato com os assuntos da disciplina; aos aplicadores do Direito Administrativo, sejam eles advogados que atuam na área, juízes, promotores ou procuradores e membros dos Tribunais de Contas, que encontrarão nela um guia seguro para a tomada de decisões.
Ainda, aos pesquisadores de pós-graduação, para os quais foram formulados quadros polêmicos de relevantes discussões doutrinárias, preenchidos por decisões atualizadas e comentadas dos Tribunais Superiores; e àqueles que prestam concursos, que buscam um livro de linguagem objetiva, esquematizado, com as distintas correntes doutrinárias e o conteúdo dos mais exigentes concursos públicos.
5 – Licitações e Contratos Administrativos, Teoria e Prática – Rafael Carvalho
A obra aborda, de maneira didática e aprofundada, os principais temas relacionados a licitações e contratos administrativos. O objetivo é oferecer ao leitor um verdadeiro manual sobre o tema, que concilia a teoria e a prática.
Com linguagem clara e objetiva, o texto apresenta as principais polêmicas sobre as licitações e os contratos administrativos, os respectivos posicionamentos doutrinários e o entendimento jurisprudencial dos tribunais superiores, sempre acompanhados da opinião fundamentada do autor.
6 – Direito Administrativo – Coleção Esquematizado®
A obra Direito Administrativo, da Coleção Esquematizado®, do autor Celso Spitzcovsky, com a coordenação de Professor Pedro Lenza, proporciona aos estudantes contato com a doutrina e jurisprudência, e permite que o leitor tenha acesso a mais completa e atualizada teoria.
Com projeto gráfico especialmente pensado para otimizar a preparação dos alunos, a metodologia aplicada na obra proporciona ao leitor uma leitura mais dinâmica e estimulante, favorecendo a assimilação do conteúdo. Esta obra é essencial ao concurseiro que deseja conquistar a carreira pública e para todos que desejam compreender os institutos do Direito Administrativo.
7 – Curso de Direito Administrativo – Marçal Justen Filho
A 16ª edição deste Curso de Direito Administrativo foi atualizada em vista das inovações legislativas e infralegislativas. Incorpora e examina, de modo crítico, a jurisprudência mais recente dos tribunais superiores relativamente aos temas mais fundamentais da área.
Além disso, mantém o entendimento de que a atividade administrativa do Estado é orientada à promoção dos direitos fundamentais e à realização dos valores democráticos. Assim, busca incorporar o método pragmático de interpretação e de aplicação do direito administrativo, sem deixar de preservar a primazia dos valores norteadores da ordem jurídica.
8 – Manual de Licitações e Contratos Administrativos – Felipe Dalenogare e Marilene Carneiro
Este Manual, elaborado à luz da Lei n. 14.133/2021, da regulamentação federal, das decisões do Tribunal de Contas da União e da jurisprudência dos Tribunais Superiores, trata sobre os principais temas enfrentados no cotidiano de quem trabalha com Licitações e Contratos.
Desse modo, o livro aborda desde a noção introdutória à temática, passando pela fase preparatória e de seleção do fornecedor, até a gestão e fiscalização do contrato.
9 – Manual de Direito Administrativo – Igor Moura Maciel
Com uma abordagem inovadora e prática, este Manual transforma o estudo do Direito Administrativo. O autor alia experiência docente e profissional para apresentar um conteúdo didático, claro e direto, com exemplos práticos e linguagem acessível.
A obra se destaca pelo texto fluido, uso estratégico de boxes informativos e um estilo que simula o diálogo entre aluno e professor. Alinhado às ementas acadêmicas, ao Exame da OAB e aos principais concursos públicos, é leitura essencial para quem busca dominar a disciplina com profundidade e objetividade.
10 – Manual de Direito Administrativo – Felipe Dalenogare
A 2ª edição deste Manual, atualizada e ampliada, aborda o Direito Administrativo sob uma perspectiva contemporânea, cobrindo de forma didática e acessível todos os principais temas da disciplina, da organização da Administração Pública às práticas anticorruptivas.
Com linguagem clara e foco prático, a obra é indicada para magistrados, membros do MP, advogados, servidores e estudantes, inclusive os que se preparam para concursos. O conteúdo reflete a sólida experiência do autor na Administração Pública e na docência, além de estar fundamentado em legislação, doutrina e jurisprudência atualizadas do STJ e STF.
Gostou das dicas de livros de Direito Administrativo? Confira agora a inteligência artificial na administração pública!
LEIA TAMBÉM