GENJURÍDICO
Girl shhh

32

Ínicio

>

Artigos

ARTIGOS

Gleise x Janaina: Quem pode mandar a outra se calar?

ADVOGADO

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

PRERROGATIVA

REGIMENTO INTERNO

SENADORA

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

30/06/2016

Girl shhh

Nessa quarta-feira (29/06), em audiência no Senado, a advogada Janaína Paschoal e a senadora Gleise Hoffmann protagonizaram um constrangendor bate boca, cena aliás, que serve como exemplo do como tem sido difícil o embate democrático e saudável de ideias.

A discussão se deu após Janaína interromper a fala de uma das testemunhas. Detalhe importante: o depoente falou durante 12 segundos e já foi interrompido pela advogada. Assim sendo, contrariada com a situação, a senadora Gleise foi enfática ao ordenar que Janaína se mantivesse “calada”

“Advogada não é senadora e ela repetidamente tem se comportado como tal. Ela se quer tem direito ao artigo 14. A testemunha estava iniciando sua fala, apenas citou um nome. Então, por favor, advogada, se mantenha calada para que a testemunha possa falar, se for o caso, na sequência, peça a palavra”, declara.

Insatisfeita com a declaração da senadora, Janaína acusou a senadora de ter um comportamento autoritário e ditatorial, dizendo que tinha o direito de falar, não pela sua condição de advogada e sim por um direito humano.

“Eu gostaria de fazer um registro, não na condição de advogada ou de professora, mas de ser humano. Quando criança, fiz um poema dizendo “Eu não me calo”. Não me calo não por ser advogado, não me calo como ser humano diante da injustiça, do autoritarismo e dos comportamentos ditatoriais que temos verificado nesse país”, rebateu.

Pois bem, tal “bate-boca” mostra o quão urgente é buscarmos discutir, fazer política em outros termos, observando tanto o rigor da lei, como a necessidade da civilidade. Sendo assim, há que se reprovar a fala da senadora. O artigo 14, do Regimento Interno do Senado, regula o direito de fala dos senadores, mas não diz que só eles possuem total e irrestrito direito de fala.

Há que se ponderar que em apenas 12 segundo de fala, interromper a testemunha pode parecer um pouco inoportuno, contudo, repreender um advogado dessa forma, mandando com que ele “se cale”, não é de bom tom.

Por sua vez, Janaína teria contribuido muito mais se chamasse para sim a condição de advogada, defendendo sua prerrogativa profissional. O seu direito de fala, durante a sessão, se sustenta por ela ser advogada. Vale, nesse caso, dizer o óbvio: Não é qualquer cidadão brasileiro, ou qualquer ser humano, que pode entrar em uma sessão do Senado e interromper depoimentos ou arguições.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!).

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA