32
Ínicio
>
Na Mídia
NA MÍDIA
Fernanda Tartuce na Rádio Justiça
Fernanda Tartuce
24/12/2015
Fernanda Tartuce foi entrevistada pela Revista Justiça, da Rádio Justiça, para apresentar sua obra Mediação nos Conflitos Civis, publicado pela Editora Método, fruto da tese de mestrado defendido na USP pela autora.
O objetivo deste livro é identificar em que medida a mediação, enquanto mecanismo afeito à noção de justiça consensual (não contenciosa), pode atender aos reclamos por uma melhor distribuição de justiça na composição de conflitos de índole cível.
A partir do reconhecimento de que há vários caminhos para abordar tais controvérsias, delineia-se um panorama geral sobre as possibilidades para, ao final, focar as situações em que as pessoas em crise podem contar com a contribuição de um mediador.
“O mediador é uma figura imparcial, uma pessoa que se compromete a facilitar a conversação, para que as pessoas envolvidas em conflito consigam construir saídas produtivas nos impasses que a envolvem. Assim, a mediação tem sido objeto de muito investimento, […] é um instrumento utilizado por muitas culturas a muito tempo.”
A principal vantagem da mediação é trabalhar a comunicação entre os envolvidos para permitir a adoção de posturas protagonistas em relação ao desfecho dos impasses. O restabelecimento do diálogo potencializa o alcance de esclarecimentos, a elaboração de ajustes condizentes com a realidade das partes e o desejável cumprimento voluntário dos pactos porventura celebrados.
Ouça a entrevista na íntegra:
https://soundcloud.com/genjuridico/fernanda-tartuce-na-radio-justica
Veja também:
- Interação entre Novo CPC e Lei de Mediação: primeiras reflexões
- Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direito de Família e o Novo Cpc. Primeira parte
- Informativo de Legislação Federal: resumo diário das principais movimentações legislativas.
Conheça as obras da autora (Clique aqui)