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Congresso “De repente, professor online”: Mesas-redondas e Encerramento. Veja o resumo do 4º dia

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Congresso “De repente, professor online”: Mesas-redondas e Encerramento. Veja o resumo do 4º dia

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22/06/2020

No quarto dia do congresso “De repente, professor online”, três palestras foram apresentadas para o encerramento do evento.

Na primeira, “Os desafios do ensino superior na área da Saúde”, com João Correia (Estácio), Silvio Pessanha (ANM/ABN-RJ/Estácio) e Anna Tereza S. de Moura (SOPERJ/Estácio/FCM-UERJ), foram abordados tópicos referentes às mudanças no processo de aprendizagem e de ensino. Os palestrantes discutiram como lidar com os desafios no período pós-pandemia, de que forma as instituições se adaptaram às mudanças, as distinções entre EAD e o ensino presencial, como ministrar os conteúdos práticos das disciplinas de saúde, como os alunos lidam com a tecnologia, formas de gerar interesse e emoção nos estudantes, as metodologias ativas e as mudanças na maneira de ensinar, o alinhamento da área de saúde e da educação, a aprendizagem significativa e muito mais.

Congresso "De repente, professor online": Mesas-redondas e Encerramento. Veja o resumo do 4º dia

A segunda mesa-redonda do dia trouxe o tema “Os desafios do ensino superior na área de Direito”, com os palestrantes Marina Feferbaum (FGV–SP), Guilherme Klafke (FGV–SP) e Felipe Novaes (Curso Forum/Emerj/Fesudeperj). No bate-papo, foram abordadas as dificuldades do ensino online no campo do Direito, um ramo bastante tradicional. Transpor o ambiente presencial para o online traz uma grande impacto na educação, tornando-se um dos maiores desafios atualmente.

Qual é o papel da sala de aula neste momento? Como adaptar as aulas virtuais? Segundo Marina Feferbaum, o objetivo atual é dar um senso de normalidade ao aluno que estava no meio do processo educacional. Trabalhar a questão da saúde mental é imprescindível, além de compartilhar a multiplicidade de experiências que cada um tem vivido.

Sentir medo do desconhecido é normal, mas agora os docentes precisam atender novas demandas e atividades específicas. Para Guilherme Klafke, é necessário deixar as palestras mais atraentes, trazer novas propostas, materiais de acesso livre e até mesmo ajudar o aluno a suprir as horas complementares, que antes eram presenciais.

A discussão continuou com a palestra de Felipe Novaes, cujas falas demonstraram a importância das redes sociais como método de interação com os alunos. Segundo o professor, o ensino online tem evoluído para fora do ambiente dos cursos e aulas virtuais. Entretanto, ainda existe o desafio da inclusão: nem todos os alunos terão acesso a uma internet de qualidade, tempo hábil para acompanhar as aulas online, acesso às ferramentas, entre outras dificuldades.

Por fim, os professores responderam as perguntas dos participantes e continuaram a discussão sobre os melhores métodos de ensino jurídico no pós-pandemia.

Congresso "De repente, professor online": Mesas-redondas e Encerramento. Veja o resumo do 4º dia

Para o encerramento, Andrea Ramal (GEN Educação), Silvia Casa Nova (USP) e Bruno Malheiros (UERJ) participaram do “Happy hour com debates e apresentação das novidades do grupo GEN”. No bate-papo, os participantes destacaram os principais pontos do congresso, agradeceram a presença dos inscritos no evento, falaram sobre a educação no Brasil, os sentimentos dos professores que precisam lidar com o “novo normal”, os novos caminhos da aprendizagem, como planejar e construir novas experiências e muito mais.

Congresso "De repente, professor online": Mesas-redondas e Encerramento. Veja o resumo do 4º dia

Assista ao encerramento do Congresso no vídeo a seguir!

  • 13h30 – Impressões e experiências de ser professor online, Paulo Nasser (IBMEC/UFF/UCAM/Estácio) / Rafael Mendonça (IBDCivil/PUC-Rio/UERJ/UCAM/Curso Forum) / Victor Stuchi (Curso Forum)
  • 14h45 – Ensino online pelo mundo: experiências em Portugal, Luciano Gamez (Unifesp)
  • 16h – Boas práticas no ensino superior online, Paulo Albuquerque (Unicamp) / Jean Garcia (UFU)
  • 18h – Os desafios do ensino superior na área de Exatas – Aprendizagem ativa na educação em Ciências Exatas em tempos de Indústria 4.0, Valquíria Villas-Boas (ABENGE/UCS) / Laurete Zanol Sauer (UCS) / Henrique Corrêa (Crummer) / Irineu Gianesi (Insper)
  • 19h30 – Os desafios do ensino superior nas áreas de Gestão, Contabilidade e Finanças, Daniel Nogueira (UEL) / Gilberto Miranda (UFU) / Edvalda Leal (UFU) / Silvia Casa Nova (USP

  • 13h30 – Como produzir aulas online em casa, Daniel Nogueira (UEL)
  • 14h45 – Como implementar o ensino híbrido na Engenharia, Gabriel Elmôr (IME)
  • 16h – Como implementar metodologias ativas na área da Saúde, João Correia (Estácio)
  • 18h – Transformação digital na Educação, Martha Gabriel (PUC-SP)
  • 18h40 – Metodologias ativas e a neurociência, Silvio Pessanha (ANM/ABN-RJ/Estácio)
  • 19h20 – Desafios éticos da Educação em tempos de pandemia, Danilo Marcondes (PUC-Rio)

  • 18h – Os desafios do ensino superior, Andrea Ramal (GEN Educação) / Rose Giacomin (Cogna) / Tatiana Fernandes (Estácio) / Simone Bérgamo (Ser Educacional) / Silvia Casa Nova (USP) / Celso Niskier (UniCarioca/ABMES/ABE)
  • 20h – Aprendizagem durante e pós-pandemia – Os novos desafios da EAD no ensino superior, Carlos Longo (ABED) / Stavros Xanthopoylos (ABED/KITUTOR)


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