GENJURÍDICO
fisherman-fishing-reel-river-rod-fish-catch

32

Ínicio

>

Notícias

NOTÍCIAS

Funcionário público espanhol ficou seis anos sem ir trabalhar

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

DIREITO DO TRABALHO

ESPANHA

FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

17/02/2016

fisherman-fishing-reel-river-rod-fish-catch

É bem comum piadas a respeito da falta de comprometimento dos funcionários públicos. Apesar de ser um evidente exagero e até preconceito tratar toda a categoria dessa forma – há pessoas comprometidas e descomprometidas em todos os ramos – alguns casos chamam muito atenção:  Um funcionário público na Espanha faltou ao trabalho durante seis anos e só perceberam isso, quando ele ia receber uma premiação.

De acordo com o site da BBC, o número do sujeito é Joaquín Garcia, 69 anos, supervisor de uma usina de tratamento de água na cidade de Cadez, interior do país.  A ausência de seis anos no trabalho foi descoberta em 2010, mas só agora a Justiça espanhola determinou a punição ao funcionário público.

García, que se aposentou há um ano, negou as acusações. Segundo o jornal espanhol El Mundo, ele diz que foi propositadamente designado por seus superiores a um cargo desprovido de funções reais, supostamente como punição pelas posições políticas de sua família.

A Justiça determinou que García terá que pagar uma multa no valor de um ano do seu salário, descontado impostos e encargos. Durante o julgamento do caso, o chefe da empresa de tratamento de água disse que não via García há anos apesar de ocupar um escritório do lado oposto ao dele.

Um mal-entendido pode ser o motivo pelo qual García passou tanto tempo ausente sem ser notado. A companhia de água pensou que ele era supervisionado pelas autoridades locais; já estas pensavam que era a companhia de água que supervisionava o funcionário.

Quem percebeu que o servidor não aparecia no trabalho há tempos foi o vice-prefeito da cidade de Cádiz, que ligou para o escritório buscando García, mas ninguém por ali sabia dizer por onde ele andava. García estava apto a receber uma placa comemorativa pelos seus 20 anos de trabalho na companhia.

García alegou que se manteve no emprego, apesar de não ter nenhuma função, porque necessitava do salário para sustentar a família.


Veja também:

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA