32
Ínicio
>
Notícias
NOTÍCIAS
Candidatos acertam, em média, 36 questões na 1ª Fase da Ordem
Alvaro de Azevedo Gonzaga
01/08/2016
O estudo “OAB em números – Volume 3” divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) revela que a média de acertos na 1ª Fase é de 36,2 questões, ao todo são 80 questões por prova. O levantamento leva em conta o período entre o II e o XVII Exame, o que corresponde a 16 edições.
Para ser aprovado, o bacharel precisa acertar, ao menos, 40 questões. Ou seja, a média de acertos é inferior ao mínimo necessário. Como a média de anulações tem sido baixa, algumas edições sem nenhuma anulação, a média dos candidatos não iria para segunda fase, nem com o uso de recursos.
Dessa forma, portanto, fica claro que é preciso um esforço acima da média para ser aprovado. Fazer um bom curso preparatório, adquirir um material de qualidade e com informações confiáveis, com certeza fará a diferença para você conseguir ficar acima da média e, assim, somar mais de 4o pontos. Por isso, fica aqui o convite para você conhecer o Curso Fórum.
Ética é disciplina com maior índice de aproveitamento: 65%. Apenas outras duas disciplinas apresentam um percentual superior a 50%, percentual que, repetido em toda prova, garantiria a aprovação. São elas: Direito do Consumidor com 56% e Estatuto da Criança e do Adolescente com 54%, O que preocupa é que a vice-líder e a terceira colocada são disciplinas curtas com duas questões cada. Ética possuí 10 ao todo.
A lanterna dos acertos é Direito Empresarial. As cinco questões da área possuem o acerto de apenas 33%, o que representaria 1,65. Ou seja, a média dos candidatos não acertam nem duas questões na área. Completam o pódio negativo, Direito Internacional com 37% e – atenção – Direito Penal com 38%.
Chama bastante atenção o baixo aproveitamento em Direito Penal, disciplina preferida pelos candidatos, isso porque os 38% de acerto representam 2,28, dessa forma, quatro pontos, em média, ficam pelo caminho.
Veja também:
- OAB não anula nenhuma questão da 1ª Fase do XX Exame
- Candidatos do Exame de Ordem: Quem são? Onde vivem? O que comem?
- MEC proíbe Faculdade de abrir curso de Tecnólogo em Serviços Jurídicos
Conheça as obras do autor (Clique aqui!).