32
Ínicio
>
Concursos
>
Dicas
>
Novo CPC
CONCURSOS
DICAS
NOVO CPC
Questões NCPC – n. 1
Elpídio Donizetti
12/08/2016
(CAIP-IMES/BAHIAGÁS – Analista de Processos Organizacionais/Direito – 2016) O novo CPC trouxe mudanças importantes que alteram substancialmente o processo civil. Assinale dentre as proposições seguintes que estiver INCORRETA.
- Os Atos Processuais: o juiz e as partes poderão acordar a respeito dos atos e procedimentos processuais, podendo alterar o trâmite do processo.
- Os juízes e tribunais serão obrigados a respeitar julgamentos do STF e STJ. O juiz também poderá arquivar o pedido que contraria a jurisprudência, a pedido das partes.
- Conciliação e Mediação: os Tribunais serão obrigados a criar centros para realização de audiências de conciliação. A audiência de conciliação poderá ser feita em mais de uma sessão e durante a instrução do processo o juiz poderá fazer nova tentativa de conciliação.
- Ações Repetitivas: foi criada uma ferramenta para dar a mesma decisão a milhares de ações iguais, por exemplo, planos de saúde, operadoras de telefonia, bancos, etc., dando mais celeridade aos processos na primeira instância
- Prazos: a contagem dos prazos será feita apenas em dias úteis e serão suspensos os prazos no fim de ano. Os prazos para Recursos serão de 15 dias e somente Embargos de Declaração terá prazo de 5 dias.
Resposta: B
Comentário:
Alternativa incorreta: letra “B”. Há dois erros da assertiva: os juízes e tribunais não são obrigados a respeitar todo e qualquer julgamento proferido pelo STJ ou STF. Nos termos do art. 927, “os juízes e os tribunais observarão: I – as decisões do Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade; II – os enunciados de súmula vinculante; III – os acórdãos em incidente de assunção de competência ou de resolução de demandas repetitivas e em julgamento de recursos extraordinário e especial repetitivos; IV – os enunciados das súmulas do Supremo Tribunal Federal em matéria constitucional e do Superior Tribunal de Justiça em matéria infraconstitucional; V – a orientação do plenário ou do órgão especial aos quais estiverem vinculados”. Ademais, o juiz não deve arquivar o pedido contrário à jurisprudência. É possível que, nos termos do art. 332, o juiz julgue liminarmente improcedente o pedido quando ele for contrário a (i) enunciado de súmula do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça; (ii) acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recursos repetitivos; (iii) entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência; (iv) enunciado de súmula de tribunal de justiça sobre direito local.
Alternativas corretas “A”, “C”, “D” e “E”: os fundamentos dessas alternativas estão nos seguintes dispositivos: arts. 190 e 191; art. 165; art. 976; arts. 219, 220 e 1.003, §5º.
Veja também:
- Jogando um pouco de luz no confuso art. 1.030 do novo CPC
- Das funções essenciais à justiça: o Ministério Público
- A execução em face do condômino no Novo CPC
- Impedimentos e suspeição do magistrado
- Informativo de Legislação Federal: resumo diário das principais movimentações legislativas
Conheça as obras do autor (Clique aqui).