GENJURÍDICO
Crime de Stalking Processual (PL 6462024)

32

Ínicio

>

Artigos

>

Processo Civil

ARTIGOS

PROCESSO CIVIL

Crime de Stalking Processual (PL 646/2024)

Letícia Lima
Letícia Lima

02/09/2024

O crime de stalking está previsto no Código Penal, em seu art. 147-A, e é punido com pena de seis meses a dois anos de reclusão. Trata-se da ilícita conduta de perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou perturbando sua esfera de liberdade e privacidade.

Fato que têm se tornado cada vez mais recorrente é a perseguição judicial, abusiva e reiterada (stalking) à mulher, invadindo sua esfera de liberdade e privacidade por meio de ações e incidentes judiciais repetitivos, infundados e temerários, que acabam por causar dano emocional e degradação da sua integridade psicológica.

Tais situações levaram a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados a aprovar recentemente o Projeto de Lei 646/2024, que inclui no Código de Processo Civil o crime de stalking processual.

Caso venha a ser tipificado o crime de stalking processual pelo CPC, ao se deparar com a situação, o juiz deverá [trata-se, pois, de um dever e não de uma faculdade] encaminhar o caso ao Ministério Público para que se avalie a possibilidade de configuração do crime de stalking processual.

A proposta continua em andamento na Câmara dos Deputados e será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, todavia, o texto também precisa ser aprovado pelo Senado.O reconhecimento do stalking processual no âmbito jurídico faz-se fundamental para que o sistema de justiça possa atuar na proteção das mulheres vítimas desse tipo de perseguição, desestimulando tais práticas e fornecendo às vítimas meios mais eficazes de defesa e garantia da sua integridade física e psicológica.

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA