GENJURÍDICO
órgãos ligados à seguridade social

32

Ínicio

>

Concursos

>

Dicas

>

Previdenciário

>

Vídeo

CONCURSOS

DICAS

PREVIDENCIÁRIO

VÍDEO

Dicas para o concurso do INSS: órgãos ligados à seguridade social, criação e atribuições do INSS

CEBRASPE

CONCURSO

CONCURSO DO INSS

CONCURSO DO INSS 2022

CONCURSO INSS 2022

DICAS INSS

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

EDITAL

FGV

INSS

INSS 2022

LIVRO

NOVA EDIÇÃO

SEGURIDADE SOCIAL

TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

Carlos Alberto Pereira de Castro
Carlos Alberto Pereira de Castro

26/09/2022

Entender quais são os órgãos ligados à seguridade social, aspectos referentes a sua criação e as atribuições do INSS é fundamental para quem vai prestar o concurso do INSS 2022. Entenda mais sobre o assunto neste texto de Carlos Alberto Pereira de Castro e João Batista Lazzari.

Dicas para o concurso do INSS: órgãos ligados à seguridade social, criação e atribuições do INSS

A gestão da Seguridade Social está baseada em órgãos colegiados, em estrito cumprimento ao disposto no art. 194, parágrafo único, inciso VII, da Constituição Federal, que estabelece o “caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados”.

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) é o órgão superior de deliberação colegiada, composto de representantes do Governo Federal e da sociedade civil, num total de quinze membros, conforme previsto no art. 3º da Lei nº 8.213/1991, dos quais seis representantes do Governo Federal e nove representantes da sociedade civil, sendo destes: três representantes dos aposentados e pensionistas, três representantes dos trabalhadores em atividade e três representantes dos empregadores.

O Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS – foi instituído pelo art. 17 da Lei nº 8.742/1993, como órgão superior de deliberação colegiada, vinculado à estrutura do órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social, cujos membros, nomeados pelo Presidente da República, têm mandato de 2 (dois) anos, permitida uma única recondução por igual período.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. Criado em 1937, sua missão é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde. As atribuições atuais do CNS estão regulamentadas pela Lei n° 8.142/1990.

Em 1990, foi criado o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia com sede e foro no Distrito Federal, com base na Lei nº 8.029, de 12.04.1990. O INSS assumiu as atribuições do extintos INPS e IAPAS nas funções de arrecadação, bem como nas de pagamento de benefícios e prestação de serviços, aos segurados e dependentes do Regime Geral de Previdência Social. 

A partir da publicação da Lei nº 11.457, de 16.03.2007, a Secretaria da Receita Federal do Brasil assumiu as atribuições de planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades relativas à tributação, fiscalização, arrecadação, cobrança e recolhimento das contribuições sociais previstas nas alíneas a, b e c do parágrafo único do art. 11 da Lei nº 8.212, de 24.07.1991, e das contribuições instituídas a título de substituição. Essa competência estava a cargo da Secretaria da Receita Previdenciária do então Ministério da Previdência Social, que acabou sendo extinta pela Lei nº 11.457.

O Instituto Nacional do Seguro Social, atualmente vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), tem por finalidade promover o reconhecimento de direito ao recebimento de benefícios administrados pela Previdência Social, assegurando agilidade, comodidade aos seus usuários e ampliação do controle social, cabendo-lhe operacionalizar (art. 2º do Anexo I do Decreto nº 10.995/2022): 

I – o reconhecimento do direito, a manutenção e o pagamento de benefícios e os serviços previdenciários do Regime Geral de Previdência Social – RGPS; 

II – o reconhecimento do direito, a manutenção e o pagamento de benefícios assistenciais previstos na legislação; e 

III – o reconhecimento do direito e a manutenção das aposentadorias e das pensões do regime próprio de previdência social da União, no âmbito das autarquias e das fundações públicas, nos termos do disposto no Decreto nº 10.620, de 5 de fevereiro de 2021.

Esta e outras matérias de suma importância para o concurso do INSS podem ser estudadas no livro Direito Previdenciário, dos autores João Batista Lazzari e Carlos Alberto Pereira de Castro, que se encontra atualizada até 15/09/2022.

Dicas para o Concurso do INSS: veja as recomendações de Carlos Alberto Pereira de Castro

Os órgãos ligados à seguridade social e outras matérias de suma importância para o concurso do INSS 2022 podem ser estudadas no livro Direito Previdenciário, dos autores João Batista Lazzari e Carlos Alberto Pereira de Castro, que se encontra atualizada até 15/09/2022

Leia enquanto espera o livro impresso chegar!

O livro Direito Previdenciário, de Carlos Alberto Pereira de Castro e João Batista Lazzari, ainda está em pré-venda. Enquanto ele não chega, você pode estudar por meio do e-book disponilizado diretamente em seu e-mail.

O acesso ficará disponível até a data da prova do INSS, marcada para o dia 27/11/2022.

Compre na pré-venda e tenha acesso ao e-book!

Direito Previdenciário, Carlos Alberto Pereira de Castro e João Batista Lazzari


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA