32
Ínicio
>
Filosofia do Direito
>
Seminário da Feiticeira
FILOSOFIA DO DIREITO
SEMINÁRIO DA FEITICEIRA
Busca da privacidade e a inveja dos outros por Tércio Sampaio Ferraz Jr.
07/12/2017
Primum philosophari deinde vivere.Assim começa o 12º Seminário da Feiticeira.
O Seminário é resultado de encontros multidisciplinares promovidos pelo jurista e filósofo Tercio Sampaio Ferraz Junior, que se reúne, junto a amigos e alunos, anualmente, durante um final de semana, na praia da Feiticeira em Ilhabela para ricas apresentações e debates sobre temas palpitantes da contemporaneidade.
O resultado é essa viva e rica discussão sobre instigantes temas que certamente ajudam a compreender melhor nossa sociedade atual e algumas de suas mazelas:
Em meio ao turbilhão de novas tecnologias e a crescente conectividade, o tema da edição 2017 do Seminário da Feiticeira não poderia ser mais atual:
A privacidade ainda existe?
Abrindo o evento, o professor Tércio Sampaio Ferraz Jr. inicia o debate explicando o que é privacidade:
“…privacidade é um desses tantos substantivos que terminam em ade e que causam o maior problema… liberdade, verdade…”
Em seguida, o autor busca referências etimológicas alemãs, francesa e inglesas para ilustrar o significado da palavra privacidade. Nesta última, contextualiza que, segundo a Suprema Corte Americana, o termo privacy (privacidade em inglês) vai muito além da propriedade e domínio. Reflete liberdade.
Essa liberdade é tão constante na cultura americana que ganhou um significado ambíguo: de um lado algo valorado positivamente, individualidade, e de outro lado o isolamento é visto como algo pejorativo à imagem do homem.
Atiçado pela ambiguidade, Tércio reflete que a privacidade significa se reservar ao olhar invasivo do outro, também conhecido popularmente como olho gordo. Não obstante, o autor destrincha suas causas e relações com a privacidade.
“A inveja é inerente a vida social”
O filósofo ainda relaciona o ciúmes e privacidade com temas complexos da atualidade. Entre eles, o sigilo bancário, segredos comerciais e os casos de delação premiada:
“A justiça criminal ou a justiça pública, de modo geral, precisa da inveja latente de todos contra todos”
Por fim, analisa e exemplifica as relações e confusões entre publicidade e transparência e quais problemas surgem quando o equilíbrio entre as forças é desbalanceado.
Não deixe de conferir os outros debates da edição 2017 do Seminário da Feiticeira:
- Deliberação do STF: interna corporis ou em rede nacional?
- Profissional da privacidade: Medical records por Raul Cutait
- O que mostramos e o que escondemos? Pudor, integridade e exibicionismo por Alan V. Meyer
> Assista aos encontros anteriores (Clique aqui!)
Conheça as obras do professor Tércio Sampaio (Clique aqui)