32
Ínicio
>
Dicas
>
Filosofia do Direito
>
Publieditorial
DICAS
FILOSOFIA DO DIREITO
PUBLIEDITORIAL
Conheça a 2ª edição do livro Sociologia do Direito, de Alysson Mascaro
Alysson Leandro Mascaro
30/12/2022
O livro Sociologia do Direito chega a sua 2ª edição e abrange não só o direito objetivo, mas também o direito subjetivo. Além disso, aborda o tema por meio do amplo e eterno problema da controvérsia do social, sem simplificações.
Alysson Mascaro recorre sistematicamente à filosofia do direito, à ciência política e à economia, como ciência social e moral, ao tratar da sociologia do direito.
Leia, a seguir, a nota do autor.
Sociologia do Direito: nota do autor
A ciência sobre a sociedade e a ciência sobre o direito na sociedade são basilares para o posicionamento, a ação e a crítica. Embora haja debates a respeito da nomenclatura, já é uma larga tradição chamar por sociologia esse campo de cientificidade sobre a sociedade. E, em seu seio, a disciplina sociologia do direito revela-se uma de suas temáticas centrais, constituindo-se, ao mesmo tempo, de fundamental importância tanto para o sociólogo quanto para o jurista.
Minha intenção, nesta obra, é a de resgatar os principais teóricos da sociologia e da sociologia do direito, propondo uma perspectiva crítica para o seu entendimento. Mantive, na medida do possível, algo do tom didático e coloquial no próprio texto, tendo em vista que o presente livro é, originalmente, resultado da transcrição de várias de minhas aulas a respeito do tema, ao longo dos anos. A presente edição incorpora muitas delas, que se somam a algumas já constantes de uma publicação anterior que deu base a esta obra, escrita por mim entre 2005 e 2006 e lançada em 2007 pela Editora Quartier Latin do Brasil, e que teve por título Lições de Sociologia do Direito.
As questões relativas à sociedade, ao capitalismo, ao Estado e ao direito me acompanham por todos estes anos. Livros como Estado e forma política e Crise e golpe tratam tanto de questões de fundo da teoria social quanto da sua aplicação em casos concretos. A sociologia do direito, como disciplina acadêmica e como objeto didático, remonta-me já aos tempos de estudante na Faculdade de Direito da USP, desde quando muito jovem, em 1995, aos dezenove anos de idade, um ano após ter sido seu aluno, recebi o convite para tornar-me monitor e em seguida professor assistente do eminente Prof. Dr. Fernando Augusto Albuquerque Mourão na cadeira de Sociologia Geral no Largo São Francisco, depois disso também o acompanhando nas suas pesquisas, orientações e bancas de mestrado e doutorado no Departamento de Sociologia da FFLCH-USP. Anos depois, deu-me o Prof. Mourão a especial honra de ter lido e debatido comigo os originais da edição pioneira do presente livro e prefaciado esta obra. À memória desse notável sociólogo e jurista, grande pensador do direito e da política, meu amigo, reconhecido internacionalmente e que tantas gerações de alunos admiram, dedico este livro.
Aos meus tantos estimados alunos e orientandos, do Brasil e do exterior, minhas saudações e a felicidade pelos sucessivos anos de companheirismo. Ao meu irmão, Alex Antonio Mascaro, que me deu a especial honra e a alegria de também ter sido meu aluno de Sociologia do Direito quando cursou seu Mestrado, minha particular dedicatória.
LEIA UMA AMOSTRA DE PÁGINAS GRÁTIS
Clique e conheça o livro
LEIA TAMBÉM