GENJURÍDICO
Curso de Direito Constitucional

32

Ínicio

>

Constitucional

>

Dicas

>

Publieditorial

CONSTITUCIONAL

DICAS

PUBLIEDITORIAL

Curso de Direito Constitucional: saiba tudo sobre a 4ª edição

CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL

LEI DE CRIMES CONTRA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

15/02/2022

Curso de Direito Constitucional, de Ana Paula de Barcellos, traz um material abrangente, atual e claro, que proporciona uma compreensão aprofundada da Constituição de 1988, incluindo as alterações introduzidas pelas sucessivas emendas , quanto a forma como eles têm sido interpretados e aplicados.

A obra trata de conceitos fundamentais – indispensáveis para a construção de um conhecimento sólido – para, na sequência, conduzir o leitor por temas centrais da teoria da Constituição e, sobretudo, pelas várias partes do sistema organizado pela CF/1988 de forma específica.

Curso se ocupa dos princípios constitucionais e seus corolários, da teoria dos direitos fundamentais, do sistema organizado pela Constituição para a tutela de direitos e do exame individual dos direitos em espécie.

Este Curso de Direito Constitucional trata também da Federação brasileira, sua organização, as tensões e os critérios para solução de conflitos; dos Poderes Executivo (incluindo a Administração Pública), Legislativo e Judiciário – sua formação, princípios de organização e funcionamento, competências e inter-relações –, além das funções essenciais à Justiça. O processo legislativo e as espécies legislativas são objeto de particular atenção nesse contexto.

O texto prossegue com o estudo da ordem econômica e tributária e das normas que disciplinam o orçamento e as finanças públicas, e discute de forma sistemática os diversos mecanismos de controle de constitucionalidade atualmente existentes no País.

Leia a nota de Ana Paula de Barcellos sobre a 4ª edição do Curso de Direito Constitucional

Nos últimos dois anos não foi apenas o Direito Constitucional brasileiro que mudou: mudou o mundo e todos nós mudamos em alguma medida diante dos dramas e desafios que a pandemia global da Covid-19 trouxe.

Esta quarta edição, além das atualizações indispensáveis relativas a novas emendas constitucionais editadas desde a  terceira edição – e foram várias –, legislação infraconstitucional relevante editada e alterações da jurisprudência,  traz dois conteúdos completamente novos.

Em primeiro lugar, o capítulo sobre direitos fundamentais, que nas edições anteriores apresentava apenas uma visão  panorâmica do tema, foi reformulado e substancialmente ampliado para examinar não apenas questões  teóricas como os direitos em espécie. A ideia é oferecer ao leitor tanto uma compreensão do sistema constitucional  de direitos como um todo, integrando a enunciação deles com as políticas delineadas na ordem social e o sistema de  distribuição de competências federativas relacionados com sua proteção e promoção, quanto uma compreensão  adequada das principais discussões constitucionais em torno de cada um dos direitos individualmente considerados.

Em segundo lugar, o curso traz registros sobre o impacto que a pandemia da Covid-19 trouxe para o Direito  Constitucional brasileiro, não apenas com a introdução de emendas, mas sobretudo no que diz respeito aos direitos  fundamentais.

Mais uma vez, minha gratidão à equipe do Grupo GEN por toda a ajuda.

Conheça o livro da autora!

Curso de Direito Constitucional

Disponível no Anchor, SpotifyDeezerGoogle PodcastsApple Podcasts.


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA