
32
Ínicio
>
Civil
>
Vídeo
CIVIL
VÍDEO
Curador tem de prestar contas de tudo?

Carlos E. Elias de Oliveira
20/05/2025
Nem sempre o Direito de Família enxerga — de verdade — quem está na base do cuidado. Neste vídeo essencial, o professor Carlos Eduardo Elias de Oliveira traz uma análise profunda e acessível sobre os institutos de amparo às pessoas vulneráveis, como o poder familiar, e como eles se conectam ao princípio da intervenção mínima e ao melhor interesse da pessoa incapaz.
Com sua visão crítica e experiência prática em redação legislativa, advocacia e atuação no STJ, Carlos Elias vai além da norma: denuncia injustiças do sistema — como o desprezo pela economia do cuidado — e propõe uma abordagem mais humana para situações como o divórcio de casais em regimes de separação de bens ou o uso indevido de recursos de filhos sob guarda.
📣 “Ela virou sócia, não empregada doméstica sem direitos.”
🧠 Do usufruto legal ao uso da equidade na prestação de contas, o conteúdo é direto, provocador e urgente.
Curador tem de prestar contas de tudo?
Conheça o livro do autor

LEIA TAMBÉM
- Crime de gênero contra a mulher: perda de função pública e destituição do poder familiar, da tutela ou da curatela à luz do Pacote Antifeminicídio (lei 14.994/24)
- Extrajudicialização de divórcio e inventário: o legislador pode ir além
- Os juros moratórios convencionais após a Lei dos Juros Legais (lei 14.905/24): o caso do art. 5º da Lei de Usura e a situação do crédito rural, comercial e industrial