32
Ínicio
>
Educação
>
Eventos
EDUCAÇÃO
EVENTOS
Congresso “De repente, professor online”: como produzir aulas online, aplicar metodologias ativas e mais. Confira o 2º dia
GEN Jurídico
18/06/2020
No?2º dia do?Congresso de Educação “De Repente, Professor Online”, os principais temas discutidos foram relacionados às metodologias ativas, aulas online e as principais ferramentas para que alunos e docentes consigam lidar com o ensino-aprendizagem a distância.
Na primeira oficina,?“Como produzir aulas online em casa”, com Daniel Nogueira (UEL),?o professor apresentou as possibilidades para organizar e produzir aulas online em casa. Nogueira falou sobre os equipamentos necessários, quais formatos de aula podem ser mais adequados, os métodos de interação que o docente pode utilizar, deu dicas de ferramentas gratuitas para tornar as aulas mais dinâmicas, trouxe algumas metodologias ativas aplicáveis e, por fim, mostrou exemplos práticos.
Na segunda oficina,?“Como implementar o ensino híbrido na engenharia”,?Gabriel Elmôr (IME)?trouxe como utilizar metodologias ativas no ensino online, apresentou conceitos como sala de aula invertida, metodologia híbrida, soft skills, comentou sobre as novas DCNs, a estrutura conceitual da nova sala de aula, além de apresentar um estudo de caso. Durante a exposição, Elmôr enfatizou como fazer o planejamento de aula e de que forma incentivar os discentes a participar das atividades.
O terceiro evento do dia foi?“Como implementar metodologias ativas na área de saúde”, com?João Correia (Estácio).?Na palestra, o professor comentou sobre as diferentes gerações de estudantes e como o ensino deve ser focado para cada perfil. Para ele, as mudanças existem e os docentes devem aceitá-las, para que as aulas sejam conduzidas da melhor maneira possível. O professor ainda mostrou exemplos práticos de como usar ludicidade e a criatividade para incentivar os alunos, tanto no ensino presencial quanto no ensino online.
A quarta palestra,?“Transformação digital na Educação”, com?Martha Gabriel (PUC-SP),?a autora aborda alguns pilares sobre a transformação digital. Se o mundo muda, o professor deve mudar também. A partir disso, a autora explicou temas como conhecimento sobre demanda, a aceleração tecnológica, de que maneira os docentes devem abraçar a tecnologia, dicas para integrar ações one off, explicações sobre o senso de experimentação, atenção à responsabilidade cívica e muito mais.
Na palestra?“Neurociência e metodologias ativas”, com?Silvio Pessanha (ANM/ABN-RJ/Estácio),?o professor apresentou conceitos como a pirâmide do aprendizado, a união entre ciência e pedagogia para o ensino, como favorecer ou potencializar a capacidade de aprendizagem, como funciona a memória? e de que maneira é possível formar melhores profissionais no futuro. Usando a neurociência, o professor explanou sobre sua disciplina e discutiu maneiras para que os alunos entendam os conteúdos da melhor maneira possível.
Por fim, ao final do evento, o professor?Danilo Marcondes (PUC-Rio) discutiu os “Desafios éticos da educação em tempos de pandemia”.?A?ideia da palestra partiu da necessidade do olhar humano neste momento de pandemia. Qual é o desafio ético que vivemos hoje? De que forma instituições, alunos, professores devem se articular e se reinventar? Segundo o professor, a ética é a parte da Filosofia que mais atinge diretamente nossa vida concreta. A partir disso, Marcondes explica o conceito de ética, as teorias dos filósofos e discute a transparência e a ética no ensino.
Assista às oficinas e palestras completas a seguir:
17/jun/2020
- 13h30 – Como produzir aulas online em casa, Daniel Nogueira (UEL)
- 14h45 – Como implementar o ensino híbrido na Engenharia, Gabriel Elmôr (IME)
- 16h – Como implementar metodologias ativas na área da Saúde, João Correia (Estácio)
- 18h – Transformação digital na Educação, Martha Gabriel (PUC-SP)
- 18h40 – Metodologias ativas e a neurociência, Silvio Pessanha (ANM/ABN-RJ/Estácio)
- 19h20 – Desafios éticos da Educação em tempos de pandemia, Danilo Marcondes (PUC-Rio)
18/jun/2020
- 13h30 – Impressões e experiências de ser professor online, Paulo Nasser (IBMEC/UFF/UCAM/Estácio) / Rafael Mendonça (IBDCivil/PUC-Rio/UERJ/UCAM/Curso Forum) / Victor Stuchi (Curso Forum)
- 14h45 – Ensino online pelo mundo: experiências em Portugal, Luciano Gamez (Unifesp)
- 16h – Boas práticas no ensino superior online, Paulo Albuquerque (Unicamp) / Jean Garcia (UFU)
- 18h – Os desafios do ensino superior na área de Exatas – Aprendizagem ativa na educação em Ciências Exatas em tempos de Indústria 4.0, Valquíria Villas-Boas (ABENGE/UCS) / Laurete Zanol Sauer (UCS) / Henrique Corrêa (Crummer) / Irineu Gianesi (Insper)
- 19h30 – Os desafios do ensino superior nas áreas de Gestão, Contabilidade e Finanças, Daniel Nogueira (UEL) / Gilberto Miranda (UFU) / Edvalda Leal (UFU) / Silvia Casa Nova (USP)
Assista à abertura- 16/jun/2020
- 18h – Os desafios do ensino superior, Andrea Ramal (GEN Educação) / Rose Giacomin (Cogna) / Tatiana Fernandes (Estácio) / Simone Bérgamo (Ser Educacional) / Silvia Casa Nova (USP) / Celso Niskier (UniCarioca/ABMES/ABE)
- 20h – Aprendizagem durante e pós-pandemia – Os novos desafios da EAD no ensino superior, Carlos Longo (ABED) / Stavros Xanthopoylos (ABED/KITUTOR)
Continue acompanhando as palestras do Congresso “De repente, professor online”!
Confira a programação completa aqui!
LEIA TAMBÉM