GENJURÍDICO
Competência tributária

32

Ínicio

>

Tributário

TRIBUTÁRIO

ISS. Exame dos subitens 17.15 e 17.16 da lista de serviços

ARBITRAGEM

AUDITOR

CONTABILIDADE

CONTADOR

ISS

JURISDIÇÃO

LISTA DE SERVIÇOS

Kiyoshi Harada

Kiyoshi Harada

13/04/2018

Neste artigo procederemos ao exame de dois subitens de serviços como seguem:

A arbitragem é uma das modalidades de prestação de serviços que vem crescendo nos dias atuais como uma alternativa viável para a composição de litígios como resultado do estado de falência dos órgãos jurisdicionais do Estado. O novo CPC confere à arbitragem natureza jurisdicional, que passa a conviver com a jurisdição estatal.

Arbitragem significa sistema especial de julgamento, com procedimentos, técnica e princípios especiais e com força executória em que duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas escolhem, de comum acordo, um árbitro para solução do conflito de interesses. É um meio alternativo de solução dos litígios, porém não tem o condão de afastar o pronunciamento do Judiciário nas hipóteses de violação de formas. Não cabe, evidentemente, ao Judiciário rever o mérito, pois as partes litigantes anuem em aceitar a decisão proferida pelo árbitro a quem confiaram a solução da pendência.

O campo do exercício da arbitragem é vasto, mas há predominância de sua utilização na área jurídica.

Na ordem legal antecedente, ou seja, na Lei Complementar n.º 56/1987, a auditoria estava compreendida no item 25 que cuidava dos serviços de “contabilidade, auditoria, guarda-livros, técnicos em contabilidade e congêneres”.

Efetivamente, é próprio do contador legalmente habilitado exercer as funções de auditoria. É uma atividade privativa do Bacharel em Ciências Contábeis. O Conselho Regional de Contabilidade, por meio da Resolução n.º 96, de 13.11.1958, prescreveu em seu art. 6.º que compete ao contador a “auditoria de balanços, de contabilidade, de peças contábeis e a auditoria analítica, compreendendo-se como tais, serviços, exames, pesquisas, interpretação, orientação e pareceres, como também a investigação de caráter financeiro e contábil”.

Auditor vem da palavra latina auditore, isto é, aquele que ouve. Entretanto, hoje, o conceito de auditor está intimamente ligado aos aspectos relacionados à verificação da exatidão das demonstrações contábeis, bem como aos controles internos da empresa. Em síntese, auditor é a pessoa encarregada de examinar as contas.

Por isso, nos Tribunais de Contas existem os cargos de auditores para subsidiar o julgamento das contas pelos Ministros do TCU ou Conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados. Ao auditor compete examinar os registros contábeis, os balanços e demais controles internos concernentes ao patrimônio administrado. A fiscalização orçamentária sob o enfoque da contabilidade, isto é, da verificação do controle numérico, mediante exame do registro sistemático das verbas arrecadadas e despendidas, só será possível por meio da intervenção dos auditores.

Cumpre assinalar que o termo auditor não é privativo do ramo de contabilidade, pelo que seria preferível a denominação auditor contábil para bem distinguir de outros ramos da ciência em que se faz necessária a intervenção do auditor. Por força do art. 26 da Lei n.º 6.385, de 7.12.1976, as auditagens de demonstrações financeiras de companhias abertas e de instituições, sociedades ou empresas que integram o sistema de distribuição e intermediação de valores só poderão ser feitas por empresas de auditoria contábil ou auditores contábeis independentes.

Finalmente, importante frisar que só tem interesse para o ISS o auditor que exerce a sua profissão em caráter autônomo.


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA