GENJURÍDICO
11

32

Ínicio

>

Artigos

ARTIGOS

Marcia Ramos se torna a primeira advogada a ter certidão com nome social

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

NOME SOCIAL

OAB-SP

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

12/01/2017

A advogada Márcia Rocha recebeu, nesta segunda-feira (09/01), a primeira certidão da OAB SP com o registro que consta em seu nome social. A inclusão é uma iniciativa da advocacia paulista que encaminhou o pleito aprovado por unanimidade pelo Conselho Federal da OAB.

O nosso livro “Estatuto da Advocacia e Novo Código de Ética e Disciplina da OAB-Comentados” foi o primeiro do Brasil a discutir esse tema, esclarecendo sobre as modificações e o novo entendimento da Ordem dos Advogados a respeito dessa questão.

Para, a advogada Márcia Rocha, nome social de Marcos Cezar Fazzini da Rocha, a certidão representa uma importante vitória na luta contra o preconceito e também na reafirmação dos direitos individuais. “Morrem pessoas todos os dias por conta unicamente do preconceito. Portanto, a possibilidade de fazer com que as pessoas pensem sobre esse assunto e nos vejam enquanto seres humanos, capazes de trabalhar e de exercer uma profissão com seriedade, como é a advocacia, eu acho extremamente importante”, celebrou.

A luta pela possibilidade de tratamento nominal de travestis e transexuais em suas respectivas carteiras de identidade profissional, em conformidade com a identidade de gênero, foi iniciada em fevereiro de 2014. A presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB SP, Adriana Galvão, que acompanha desde o início o desenrolar do processo, comemorou a iniciativa que dá bom exemplo para a sociedade.

“Este ato mostra que a Ordem é uma entidade inclusiva, que respeita os direitos humanos e os diferentes. Assim que o pedido foi formalizado pela advogada Márcia Rocha, ele foi acolhido com o total apoio pela Secional e levado ao Conselho Federal. Permitir que a advogada possa se apresentar aos tribunais com a sua identidade de gênero preservada é uma demonstração clara de um processo de transparência, respeito e preocupação com a dignidade do ser humano. Fica o exemplo de respeito às diferenças”, contou Adriana para acrescentar que o grupo de trabalho dialoga com outras entidades de classe que estudam viabilizar o uso do nome social, tendo como base os parâmetros da Secional paulista.

Também participaram do ato Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP; Dimitri Nascimento Sales, Ana Carolina dos Santos Mendonça, Ana Carolina Borges, Heloisa Helena Cidrin Gama Alves e Marcelo Martins Ximenez Gallego, membros da Comissão da Diversidade Sexual da OAB SP.

Leia também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA