GENJURÍDICO
dica_constitucional9

32

Ínicio

>

Concursos

>

Constitucional

>

Dicas

CONCURSOS

CONSTITUCIONAL

DICAS

Objeto do Direito Constitucional

OBJETO DO DIREITO CONSTITUCIONAL

Sylvio Motta

Sylvio Motta

28/09/2016

dica_constitucional9

Atualmente, consideramos que o Direito Constitucional tem como objeto de estudo a soberania do Estado. A soberania é um poder político de caráter ambivalente posto que internamente, ou seja, dentro do território do Estado, constitui-se em uma vontade superior a qualquer outra vontade, enquanto, por outro lado, no âmbito internacional, coloca o Estado em pé de igualdade com os demais.

Soberania é um conceito que se depreende através da reciprocidade: Estado soberano é aquele que respeita a integridade da população, do território e do governo dos demais Estados, desde que os demais Estados reciprocamente também respeitem a integridade de sua população, de seu território e de seu governo. E é a Constituição que concretiza este poder político soberano, sem o qual o Estado simplesmente não seria reconhecido como tal. Houve um tempo em que esse poder era personificado na figura do rei, o rei era o Estado. Todavia, um dos legados do constitucionalismo foi a despersonificação da soberania. O rei foi substituído por um documento escrito, mais ou menos rígido: a Constituição.

Basta percebermos que os grandes conflitos bélicos da humanidade têm como pano de fundo não a busca por território, população ou governo e sim a busca por soberania. Por exemplo: a Palestina já tem população, território, governo, direito e finalidade; se Israel reconhecesse a Constituição palestina, por que o resto do mundo não reconheceria o Estado Palestino? Torna-se, pois, necessário compreender a soberania como o verdadeiro objeto de estudo do Direito Constitucional, posto que não há Estado sem soberania.

Logo, não há Estado sem Constituição. E é precisamente este fenômeno de criação do Estado jurídico a partir de uma assembleia nacional constituinte e da sua manutenção através de um poder constituído (ou derivado) que ocupará o Direito Constitucional. Afastar-se deste núcleo essencial implica tergiversação perigosa e infrutífera, em que pese toda a autoridade das diversas correntes doutrinárias que advogam o contrário.

Trecho retirado da obra Direito Constitucional, de Sylvio Motta.


Veja também:

Conheça a obra do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA