GENJURÍDICO
Businessman with umbrella

32

Ínicio

>

Artigos

>

Filosofia do Direito

ARTIGOS

FILOSOFIA DO DIREITO

Estado, crise política e reflexão política

CRISE

CULTURA POLÍTICA

DEMOCRACIA

DESIGUALDADE

INSTABILIDADE ECONÔMICO-POLÍTICA

TEORIA DO ESTADO

Eduardo C. B. Bittar

Eduardo C. B. Bittar

22/06/2016

Businessman with umbrella against the storm

A afirmação da Teoria do Estado, atualmente, pressupõe uma reflexão sobre a condição do próprio Estado brasileiro.

Estamos mergulhados numa crise sem precedentes da cultura política, e num cenário de desmanche e colapso, considerando sobretudo uma crise moral que traz consigo uma crise de legitimidade e credibilidade do Estado.

A tão recente reconquista da democracia se vê ameaçada pela fragilidade da democracia e das instituições de representação do povo. Ao mesmo tempo, manifestações, protestos e ocupações tornam o cenário contemporâneo prodigioso para a consciência política, para a transformação de longo prazo da cultura da corrupção no país, e, ao mesmo tempo, torna o caldo de tensões altamente passível de combustão.

As intolerâncias vem ocupando o cenário do convívio social, e as desigualdades aumentam, na medida da própria instabilidade econômico-política.

É nestas condições que urge pensar o Estado, trabalhar pela democracia e consolidar os direitos humanos. Talvez, esta visão retrate algo que aponte para o movimento contrário de sonegação de direitos, enfraquecimento do papel protetor do Estado e piora nas condições de proteção das vítimas de violências e da postura repressiva do Estado.

Se o Brasil, especialmente a partir da Constituição Federal de 1988, optou pelos caminhos da democracia, dos direitos humanos e Estado Democrático de Direito, e estas vias ainda não foram exauridas, fica claro que é necessário aprofundar as condições para que o futuro do país esteja alinhado com as exigências mais nítidas e mais claras advindas dos compromissos internacionais do país, de sua consolidação democrática e de sua transformação social para o futuro.

A Teoria do Estado, entendida na perspectiva da Filosofia Política e da Teoria da Democracia, tomada enquanto reflexão social, política e cultural sobre os nossos desafios de realidade deve participar da formação do bacharel em Direito, considerando os desafios práticos que marcam a tarefa do profissional que atua na área hoje em dia. Visando propor esse estudo, a obra Teoria do Estado: Filosofia Política e Teoria da Democracia valoriza a discussão dos temas fundamentais da relação entre Direito e Política, adotando a Filosofia Política como instrumento para a aproximação da Teoria da Democracia das principais questões estruturais do Brasil contemporâneo. Por isso, ao se debruçar sobre a Teoria da Democracia, enxerga, nas trilhas da democracia e dos direitos humanos, os potenciais de aprimoramento do convívio social na realidade brasileira.


> Clique e conheça a obra Teoria do Estado – Filosofia Política e Teoria da Democracia


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA