GENJURÍDICO
shutterstock_215935333

32

Ínicio

>

Exame OAB

EXAME OAB

Vai prestar a OAB? A Pergunta é: Ceia de Natal ou Vade Mecum?

1ª FASE

ALVARO DE AZEVEDO GONZAGA

ESTUDOS

OAB

XIX EXAME

Alvaro de Azevedo Gonzaga

Alvaro de Azevedo Gonzaga

21/12/2015

shutterstock_215935333

Faltam exatos 90 dias para a 1ª Fase do XIX Exame de Ordem. O edital ainda não foi divulgado, mas as dúvidas já começam a surgir. Já é hora de começar os estudos? O certo é aproveitar as férias? Passo a véspera de natal comendo um bom peru ou devorando o Vademecum? Meus amigos, que estão na segunda fase, estão estudando muito muito muito. Não se assuste, mas meu conselho é para você relaxar e descansar até a virada do ano!

Conheça as obras:
Vade Mecum Doutrina Jurídico
Vade Mecum – Prática Penal

Isso mesmo! Minha orientação é para você usar esse tempo para curtir a sua família, sua namorada ou seu namorado, os seus amigos , sim, saia de balada, faça aquilo que lhe dá prazer; vá à praia sem culpa, não se envergonhe dos quilos a mais ou a menos, não se escravize em padrões estéticos ou éticos que querem colocar para você. Trabalho há mais de 10 anos com Exame de Ordem, vejo muitos colegas gritando aos quatro ventos que devemos estudar sem parar, etc. Eu vejo de outra maneira, proponho que se permita ir além do convencional e do senso comum praticado por alguns de só repetir “estudem, estudem!”

Não dou essa orientação sem motivos. A prova da OAB é difícil, exige preparo dos candidatos. Todo o processo de estudo que antecede os dias da prova, envolvem mais variáveis do que a quantidade de horas estudadas. O seu estado psicológico-emocional e a sua relação com as pessoas próximas de você são variáveis importantes. É exatamente nesses dois pontos, que o conselho de aproveitar o fim de ano se encaixa.

Além de assistir aulas, de ler doutrinas ou leis e resolver provas antigas, você precisa estar emocionalmente bem e ter o apoio da sua família e das pessoas próximas. Sendo mais direto, o raciocínio é o seguinte: Descanse emocionalmente agora e esteja presente nesses momentos, pois você terá que se ausentar em outros durante o período de preparação para o XIX Exame. Mas para isso, esteja de corpo e alma.

Se você prestou o XVIII Exame e não passou, você pode estar decepcionado consigo mesmo. Se ainda vai para o seu primeiro Exame, deve estar lutando pra controlar a ansiedade. A minha experiência leva a crer que tirar a prova da cabeça, curtindo momentos tão especiais como os vividos no final do ano, pode fazer muito bem para controlar esses sentimentos. Perder o controle sobre eles, pode prejudicar muito a preparação. Como digo; Abaixe sua ansiedade e aumente sua produtividade.

Sobre o estar ausente, o raciocínio é simples. Esteja presente agora, pois quando os estudos começaram para valer, a presença em aniversários, festas, cinemas e happy hours terá que ser menor. Seria como criar um crédito, para poder negociar no futuro.

Mas também isso não significa um distanciamento dos estudos por todo o mês de janeiro. Muito pelo contrario, terminadas as festas sugiro que que você comece a se preparar a partir da primeira semana de janeiro de 2014. Se me permite uma sugestão, dia 6 de janeiro começam as aulas presenciais e virtuais do Curso Fórum. As festas já terão passados, suas forças renovadas, nada como um time preparado, com experiência e capacitado para te ajudar nesse importante passo profissional.

Chegar bem preparado no dia 20 de março, pronto a acertar, no mínimo, 50% das 80 questões te coloca no meio do caminho, depois tem que ter condições de estudar muito muito muito para a asegunda fase sem perder o fôlego. Saib, portanto, que o ano que vem você será exigido em muita leitura, aulas e simulações de provas. Você vai precisar estar bem descansado. Também vai exigir muito das pessoas que te acompanham, você vai ter que sacrificar aniversários, festas, saídas de fim de semana…Curta as festas de fim de ano e crie um crédito para esses momentos.

Passe um bom tempo com sua família, com as pessoas que gostem.

E eu?

natal_alvaro

Desejo a todos você um 2016 recheado de maravilhas!!!


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA