32
Ínicio
>
Advocacia
>
Curso
>
Dicas
>
Gestão de Escritórios de Advocacia
>
Publieditorial
ADVOCACIA
CURSO
DICAS
GESTÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA
PUBLIEDITORIAL
Conheça a importância da gestão financeira em escritórios de advocacia
Luciene Rodighero dos Santos
30/08/2022
Direito Penal, Civil, Comercial, Trabalhista, Tributário, Ambiental, Empresarial, do Consumidor… Essas são apenas algumas das disciplinas que obrigatoriamente compõem o curso de Direito nas universidades brasileiras e são exigidas no Exame da Ordem dos Advogados. Diante de tanto conteúdo — que deve ser absorvido ao longo de restritos cinco anos — um tópico que se mostra cada dia mais importante para o sucesso de milhares de profissionais vem sendo deixado de lado: a gestão financeira em escritórios de advocacia.
Como resultado, profissionais iniciam suas carreiras preparados para atuar na área jurídica, porém, sem o conhecimento de princípios básicos de administração necessários para fazer a gestão financeira de seu próprio escritório.
Algumas pesquisas levam a essa reflexão. A primeira delas é proveniente de um estudo do Datafolha, realizado em 2021 e publicado pela Folha de S. Paulo, que revelou que o país conta com 1,2 milhão de profissionais da área do direito, dos quais 62% atuam de forma autônoma e 27% em escritórios de advocacia.
Os números contrastam com um levantamento feito pelo Sebrae, que revelou que 80% das pequenas e micro empresas fecham as portas com menos de um ano de vida. Nesta conta entram, é claro, negócios de todos os tipos — inclusive escritórios de advocacia.
Assim, se o trabalho autônomo está no cerne da profissão de advogado, saber como realizar a gestão financeira em escritórios de advocacia deve ser pré-requisito para profissionais que desejam obter sucesso no mercado.
“Entender a importância da gestão financeira – o quão imprescindível é e o impacto dela no seu sucesso –, mas também compreender que relegar essa gestão pode levá-lo ao fracasso, é vital para qualquer banca, independentemente do seu tamanho ou de quem cuide das tarefas […]”, defende Luciene Rodighero dos Santos em trecho extraído do livro Gestão Financeira e Estratégica para Escritórios de Advocacia.
Gestão financeira em escritórios de advocacia: conheça um guia para não errar
E é justamente pensando na importância do tema para os profissionais da atualidade, queLuciene Rodighero dos Santos decidiu escrever o livro Gestão Financeira e Estratégica para Escritórios de Advocacia.
A obra tem a pretensão de ser um guia prático para o advogado empreendedor, para o sócio de escritório que deseja profissionalizar e desenvolver seu negócio ou mesmo para quem já tem controles e métricas na sua banca, mas pretende, com indicadores que vão monitorar o desempenho do escritório, definir a melhor estratégia de atuação e como ganhar mais.
No livro, a autora ensina, entre outras coisas, como montar a gestão financeira e implementar desde controles mais simples até os mais sofisticados. Os capítulos detalham a importância de cada tema, com modelos claros e didáticos.
A primeira parte da obra tem como foco a implantação da gestão financeira. Já a segunda parte se dedica à gestão estratégica, passando por diversos temas, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento futuro e crescimento estrutural e orgânico de um escritório.
Saiba mais sobre o livro e o curso aqui!
VEJA TAMBÉM