GENJURÍDICO
Passaporte jurídico: o mundo do Direito para os juristas de amanhã!

32

Ínicio

>

Dicas

>

Filosofia do Direito

>

História do Direito

>

Português Jurídico

>

Publieditorial

DICAS

FILOSOFIA DO DIREITO

HISTÓRIA DO DIREITO

PORTUGUÊS JURÍDICO

PUBLIEDITORIAL

Passaporte jurídico: livros essenciais para ajudar os futuros juristas!

DICIONÁRIOS

FILOSOFIA DO DIREITO

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

JURISTAS

LIVROS

PASSAPORTE JURÍDICO

PORTUGUÊS JURÍDICO

SOCIOLOGIA DO DIREITO

TEORIA GERAL DO ESTADO

GEN Jurídico

GEN Jurídico

29/03/2021

Você, jurista de amanhã, que passará por uma jornada de longos anos de estudos: nós estamos aqui para ajudar! Se você procura livros para estudar Filosofia do Direito, História, Teoria Geral do Estado, Sociologia do Direito e Língua Portuguesa, trouxemos diversas sugestões de obras fundamentais nessas disciplinas.

Afinal, essas matérias fazem parte da grade curricular em razão da grande importância na formação do pensamento crítico e na análise das relações da sociedade. Com o seu passaporte jurídico, você garante bons estudos, principalmente na hora de fazer o TCC!

A seguir, veja nossa lista com dicas essenciais:

Passaporte jurídico: livros essenciais para ajudar os futuros juristas

Dicionários | Português | Argumentação

É fundamental entender como funciona a língua portuguesa dentro da área do Direito. Não somente o estudante da área, mas também advogados e especialistas que sempre precisam aprimorar o vernáculo, instrumento indispensável para o exercício profissional eficaz. Autores como Carlos Maximiliano, Tércio Sampaio Ferraz Jr., Robert Alexy, João Bosco Medeiros, Carolina Tomasi, Regina Toledo Damião e Antonio Henriques trazem conteúdos voltados para argumentação e bom uso do nosso idioma na prática jurídica. Veja aqui sugestões de livros sobre o tema!

Filosofia do Direito

A Filosofia do Direito é de suma importância para a área, seja para quem está ingressando na faculdade ou já atua na prática jurídica. Essa disciplina traz uma visão panorâmica e contextualizada do fenômeno jurídico, isto é, enxerga-se não só o Direito interno ou o internacional, nem só o positivo ou natural. Analisa-se o Direito como um todo.

Para isso, autores como Paulo Nader, Eduardo Bittar, Alysson Mascaro e José Reinaldo Lopes trazem abordagens diferentes sobre o tema, percorrendo teorias da interpretação e diferenças em relação às teorias do conhecimento em geral, sem deixar de lado o campo da ação humana. Veja aqui sugestões de livros sobre Filosofia do Direito!

Introdução ao Estudo do Direito

A Introdução ao Estudo do Direito é o primeiro passo para compreender os fundamentos de base que serão abordados durante a graduação. Se você começou a faculdade agora, ou tem interesse na área, livros como os de Tercio Sampaio Ferraz Jr., Marcelo Grillo, Paulo Nader, Orlando Gomes, Marçal Justen Filho, Alysson Mascaro e Sílvio Venosa podem ser a sua porta de entrada. Veja aqui sugestões de livros sobre o tema!

História do Direito

Entender a História do Direito é essencial para compreender o papel do Estado na sociedade. Os processos de mudança social e seu impacto sobre o Direito são motivos mais que pertinentes para justificar a importância dessa disciplina na graduação. É imprescindível entender o contexto histórico e as suas ramificações para compreender os debates atuais. Logo, obras como as de Antonio Carlos Wolkmer, Eduardo Bittar, José Carlos Moreira Alves, José Reinaldo de Lima Lopes, Rafael Mafei Rabelo Queiroz e Thiago dos Santos Acca são o seu passaporte jurídico para viajar pelas gerações. Veja aqui sugestões de livros sobre o tema!

Teoria Geral do Estado

A Teoria Geral do Estado estuda os fenômenos do Estado, desde sua origem, formação, estrutura, organização, funcionamento e suas finalidades, compreendendo-se no seu âmbito tudo que considera existindo no Estado ou sobre ele influindo. Assim, são analisados os aspectos históricos do surgimento do Estado moderno e os motivos pelos quais se obedece à ordem jurídica estatal, além de trabalhar os conceitos de justificação, legitimidade e legalidade do poder.

Jorge Miranda, João Roberto Gamba, José Geraldo Brito Filomeno e Eduardo C.B. Bittar são referências na disciplina e apresentam informações essenciais sobre Constituição, Ciência Política, Teoria da Democracia e Filosofia Política. Veja aqui sugestões de livros sobre o tema!

Sociologia do Direito

Por que estudar Sociologia do Direito? Para compreender noções como interdependência, controle, consenso, coercibilidade, e a perspectiva do Direito e da Justiça como sistemas sociais, mais especificamente “subsistemas da sociedade”. Autores como Sergio Cavalieri Filho e José Manuel de Sacadura Rocha trazem um amplo panorama da disciplina em diferentes momentos históricos. Veja aqui sugestões de livros sobre o tema!

Veja aqui excelentes sugestões pra você começar!


LEIA TAMBÉM

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA