GENJURÍDICO
Post_Blog_Passaporte Juridico 2019

32

Ínicio

>

Dicas

>

Publieditorial

DICAS

PUBLIEDITORIAL

Juristas de amanhã – Conheçam as obras que te introduzirão ao mundo jurídico

1 ANO DA FACULDADE DE DIREITO

1 PERÍODO DE DIREITO

1 SEMESTRE DE DIREITO

ANTROPOLOGIA

ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

CALOURO EM DIREITO

CIÊNCIA POLÍTICA

CIÊNCIAS JURÍDICAS

CURSO DE DIREITO

DIREITO ROMANO

GEN Jurídico

GEN Jurídico

28/11/2018

Ao ingressarem no curso de Direito, os estudantes deparam-se com matérias de introdução às ciências jurídicas, o que faz que muitos acabem considerando desinteressantes e se sentindo desmotivados.

No entanto, essas matérias fazem parte da grade curricular em razão da grande importância na formação do pensamento crítico e na análise das relações da sociedade. Além disso, elas serão úteis durante todo o curso, principalmente no TCC.

Entendemos que muitas vezes tais disciplinas não introduzem a prática que se esperava, mas é necessário considerá-las nos seus estudos. Por isso, apresentamos a vocês, juristas de amanhã,  nosso passaporte jurídico. Vejam algumas obras que separamos especialmente para vocês.

A Filosofia do Direito visa refletir sobre o Direito para além de sua simples operacionalização.
Pensar o Direito, significa preparar-se para compreendê-lo a partir de seus fundamentos, podendo-se, dessa forma, contribuir, direta ou indiretamente, para a formação de novas gerações de juristas e para a crítica dos conhecimentos adquiridos por eles.

>Leia o 1° capítulo

Apresenta o direito em sua história, explicando suas estruturas, fundamentos, técnicas e determinações sociais.
Neste livro ao mesmo tempo didático e de aprofundamento teórico, Mascaro sistematiza a teoria geral das técnicas do direito a partir de uma perspectiva filosófica crítica, abrindo novos ângulos de entendimento para o estudante e o profissional do direito.

>Leia o 1° capítulo

Os autores com muita paixão, dedicam este livro àqueles que buscam aperfeiçoar seu estilo, com a convicção de que as palavras cumprem não apenas uma função comunicativa, mas também refletem a alma daquele que as utiliza.
Traz a teoria e prática referente à produção da narrativa e da argumentação jurídicas, tipologias presentes em todas as peças processuais.

>Leia o 1° capítulo

Somente com sólidas razões uma obra didática permanece, anos a fio, na preferência de mestres e acadêmicos de Direito. É o que se verifica com esta obra de Paulo Nader. 
Esta edição é o resultado de uma intensa pesquisa e reflexão ao longo de muitos anos. Cuidadosamente, o autor revê a linguagem, os conceitos, a informação legislativa e jurisprudencial, não poupando esforços na renovação de seu compromisso com a comunidade universitária.

>Leia o 1° capítulo

Princípios básicos do Direito Romano como inestimável alicerce de educação jurídica.
Muito se tem escrito sobre a utilidade do atual aprendizado do Direito Romano. O estudo é útil principalmente pelo fato de ser ele um admirável instrumento de educação jurídica. Abarcando mais de doze séculos de evolução – documentada com certa abundância de fontes –, nele desfilam, diante do estudioso, os problemas de construção, expansão, decadência e extinção do mais poderoso império que o mundo antigo conheceu. Assim, o Direito Romano é notável campo de observação do fenômeno jurídico em todos os seus aspectos.

>Leia o 1° capítulo

Contém artigos de Robert Alexy e de outros autores sobre temas centrais da Teoria Discursiva do Direito, destacando-se o ensaio Princípios Formais.
O texto constitui o resultado, jamais antes publicado, das reflexões de Robert Alexy sobre o tema nos últimos 10 anos, e contém uma reformulação, inédita, da fórmula do peso, publicada originalmente no artigo homônimo, Die Gewichtsformel, em 2003. A grande questão que permeia Princípios Formais é o papel que o princípio formal do respeito ao legislador democraticamente legitimado desempenha no controle de constitucionalidade, sobretudo quando ele entra em choque com um direito fundamental material.

>Leia o 1° capítulo

Veja também um recado super especial do professor Paulo Nader:

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA