32
Ínicio
>
Ética
ÉTICA
Educação na UTI do Idoso e o Nazifascismo
José Manuel de Sacadura Rocha
24/09/2018
Adorno (Educação e Emancipação) dizia que os jovens deveriam ter aulas sobre o holocausto e visitar os campos de concentração. Ele acreditava que não podia impedir que novos nazifascistas e ditadores surgissem, mas acreditava que educando as crianças e jovens eles não seriam iludidos por seus discursos.
A Alemanha, e outros países, incluíram uma disciplina em seus planos pedagógicos para falar da segunda guerra e das atrocidades ali cometidas.
Minha sugestão: LEVAR OS JOVENS PARA VISITAR UMA UTI DE IDOSOS!
Ali está nossa condição, o inexorável sentido da finitude, a doença e a mais plena exposição da fragilidade humana. Esta seria uma aula sobre a verdade da nossa condição humana, para lá de Aristóteles, Marx, Schopenhauer ou Hannah Arendt.
Ali também conheceriam pessoas simples que se dedicam para humanizar a vida e tratar de nós, mesmo quando resta apenas um sopro de vida (minhas homenagens a médicos (as) e enfermeiros (as) e todos e todas profissionais da saúde que se dedicam aos idosos) – esta seria ao mesmo tempo uma aula sobre a dignidade!
Então, quem sabe, poderíamos acreditar, como Adorno, que nossos filhos e netos não viriam a repetir os nossos erros e as nossas crenças inabaláveis na família, propriedade e tradição burguesas, adquirissem mais coragem e caráter, e fossem mais solidários, mais sensíveis e optassem pela luz em vez da sombra e escuridão – que preferissem o humano ao poder e aos objetos!
Vale a pena ver o que o estatismo fascista sempre faz com a cultura e programas educacionais das crianças e jovens – começam por queimar livros, fecham emissoras de rádio e televisão, censuram todas as manifestações artísticas, proíbem as disciplinas de artes, filosofia, sociologia, história , ou seja as que contribuem para o raciocínio reflexivo e crítico, e acabam por escolher os professores que lhes interessam e se curvam a este tipo de submissão. Como disse anteriormente, o objetivo final é exterminar a reflexão e a memória (Torcedores II – Não deixar rastro). Alguma dúvida que as futuras gerações serão submissas e educarão seus filhos da mesma forma?
Veja também:
- Torcedores II – Não Deixar Rastro
- Torcedores I – Projeção e Nonsense
- Sociologia Jurídica – Nota à 5ª Edição: Contribuição para a Paz e o Direito
Conheça as obras do autor (Clique aqui!)