GENJURÍDICO
Dica_processo_civil5

32

Ínicio

>

Concursos

>

Novo CPC

>

Processo Civil

CONCURSOS

NOVO CPC

PROCESSO CIVIL

Questões NCPC – n. 31 – Improcedência liminar do pedido

IMPROCEDÊNCIA LIMINAR DO PEDIDO

Elpídio Donizetti

Elpídio Donizetti

24/03/2017

Assinale a alternativa correta.

A) É extra petita a decisão que fixa indenização por danos materiais pretendida pelo autor e que promove a atualização monetária e a inclusão das verbas de sucumbência sem que tenha havido prévio requerimento.

B) É possível que o autor, após a decisão de saneamento, adite ou altere o pedido e a causa de pedir, desde que seja oportunizado o contraditório.

C) O pedido pode ser julgado liminarmente improcedente quando for contrário à enunciado de súmula do Supremo Tribunal Federal, ainda que não se trate de súmula editada nos termos da Lei n. 11.417/2016, que disciplina a edição, a revisão e o cancelamento de enunciado de súmula vinculante pelo Supremo Tribunal Federal.

D) Ainda que o juiz verifique desde logo a ocorrência de prescrição ou decadência, deverá oportunizar prévia manifestação da parte contrária, em homenagem ao princípio do contraditório.

Alternativa correta: letra “C”.O art. 332, I, CPC/2015, não traz qualquer restrição quanto à natureza da súmula. Basta que o pedido contraria enunciado de súmula do STF ou STJ para que seja possível o julgamento de improcedência.

Alternativas incorretas: letras “A”, “B” e “D”. A atualização monetária é considerada pedido implícito, bem como a condenação no ônus da sucumbência. Nesse sentido é o art. 332, §1º, segundo o qual “compreendem-se no principal os juros legais, a correção monetária e as verbas de sucumbência, inclusive os honorários advocatícios”. O aditamento ou a alteração do pedido ou da causa de pedir só pode ser feito até o saneamento do processo (art. 329, II). Quanto ao último item, apesar de o Novo Código ter conferido reforço ao princípio do contrário, a ocorrência da prescrição e da decadência é hipótese excepcional de afastamento do contraditório (art. 332, §1º).


Veja também:

Conheça as obras do autor (Clique aqui).

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA