32
Ínicio
>
Concursos
>
Dicas
>
Português Jurídico
CONCURSOS
DICAS
PORTUGUÊS JURÍDICO
Gramática do dia a dia: Acentuação Gráfica
Joseval Martins Viana
13/11/2014
Olá Pessoal!
Hoje, vamos trocar algumas ideias sobre acentuação gráfica. Não estou paranoico. Não me esqueci de acentuar os vocábulos “ideias” e “paranoico”, porque essas palavras não são acentuadas.
Não se acentuam os ditongos abertos -ei e -oi nas palavras paroxítonas: assembleia, ideia, colmeia, paranoia, jiboia, heroico etc.
Ditongo é a união de uma vogal e uma semivogal, ou vice-versa, na mesma sílaba. Exemplos: chapéu (e é vogal e u, semivogal); série (i é semivogal e e, vogal).
A regra de acentuação gráfica explica que não serão acentuados os ditongos -ei e -oi nas palavras paroxítonas. Exemplo: geleia (ge-lei-a). Nas paroxítonas, a vogal tônica está na penúltima sílaba, como ocorre em claraboia, geleia, ideia etc.
Atenção! Acentua-se a palavra “dói”, porque ela é monossílaba (oxítona) terminada em -ói. Nesse caso, acentuam-se os ditongos abertos -éi, -éu, -ói, desde que sejam tônicos e a palavra seja uma monossílaba tônica ou oxítona: anzóis, céu, chapéu, dói, povaréu, réu, sóis (plural de sol), troféu etc.
Vamos fazer o exercício abaixo para fixar a regra? A resposta será dada na próxima semana. Até lá!
[polldaddy poll=”8445575″]