GENJURÍDICO
guerra

32

Ínicio

>

Concursos

>

Dicas

CONCURSOS

DICAS

A Importância de Conhecer a Banca Examinadora

BANCA EXAMINADORA

CONCURSO PÚBLICO

CONHECIMENTO

ESTRATÉGIA DE SUCESSO

ESTUDO PARA CONCURSOS

PROVA DE CONCURSO

Isabella Almeida

Isabella Almeida

24/08/2018

Imagine chegar no dia da prova sem nunca ter visto uma questão da banca examinadora, sem saber como é o estilo da prova e o que ela costuma abordar. É como ir para a guerra sem conhecer o adversário. Conhecer a banca examinadora do seu concurso é essencial.

  • Veja as últimas provas do seu concurso. Quando você as conhece, consegue perceber quais os assuntos mais cobrados, quais disciplinas foram abordadas, o peso de cada matéria, entre outras informações relevantes.
  • Faça questões da banca que irá organizar o seu concurso. Conhecer o estilo de prova da banca organizadora é fundamental. Dessa forma, você saberá se a banca costuma cobrar questões de múltima escolha, se exige conhecimento acerca da jurisprudência dos tribunais superiores ou se foca muito na legislação. Fazendo essa análise prévia, você estará muito mais preparado no dia da sua prova.
  • Veja as últimas provas de concurso que a atual banca examinadora realizou para cargos semelhantes. Lembre-se de que muitas vezes o concurso pode ser diferente, mas os cargos podem ter alguma semelhança (nível de escolaridade, por exemplo). Isso ajuda a entender como foram as provas mais recentes elaboradas por sua banca.

Você precisa ir para o jogo conhecendo o seu adversário. Nesse caso, os seus únicos adversários são a sua banca examinadora e você mesmo. Conheça a sua banca, vença a sua preguiça, o seu cansaço, o seu sono…

Por isso, durante a sua preparação, você deve dar atenção especial ao estudo da banca examinadora que irá realizar o seu concurso. Esteja preparado de todas as formas. Conhecimento é importante (sem dúvidas, o aspecto mais relevantes da sua preparação), porém, você também precisa traçar estratégias eficientes de estudo e análise da banca examinadora.

Gostou do artigo de hoje? Acesse www.planejaconcursos.com e leia mais sobre técnicas de estudo!


Veja também:

Conheça a obra da autora (Clique aqui!)

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA