GENJURÍDICO
dica_processo_civil13

32

Ínicio

>

Dicas

>

Novo CPC

DICAS

NOVO CPC

Questões NCPC – n.10 – Recursos

RECURSOS

Elpídio Donizetti

Elpídio Donizetti

14/10/2016

Peças GEN Jurídico elpidio_donizetti2

(UEPA – Procurador do Estado do Pará – 2015). De acordo com o Novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/05), julgue as afirmativas abaixo.

I – O apelado poderá em sede de contrarrazões impugnar questão resolvida na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento.

II – Não se considera fundamentado acórdão, que não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelos julgadores.

III – É cabível sustentação oral pelo prazo improrrogável de 15 (quinze) minutos para cada um, sucessivamente, ao recorrente, ao recorrido e, nos casos de sua intervenção, ao membro do Ministério Público, em Agravo de Instrumento interposto contra qualquer decisão interlocutória.

IV – Tendo sido o Estado condenado ao pagamento no valor de até 1.000 (hum mil) salários-mínimos não se aplica o instituto da remessa necessária.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

A) II e III

B) I e IV

C) III e IV

D) II e IV

E) I e II

Alternativa correta: letra “E”

Itens corretos. Item I: uma das grandes novidades do CPC/2015 é a extinção do agravo retido. No regime do Novo Código, prolatada decisão interlocutória contra a qual não caiba agravo de instrumento (art. 1.015), a parte poderá dela recorrer no momento da apelação ou nas contrarrazões (art. 1.009, §1º). Em suma, não haverá preclusão para as matérias que não constam no rol do art. 1.015, CPC/2015); Item II: a assertiva reproduz a redação do art. 489, §1º, VI.

Itens incorretos. Item III: nos termos do art. 937, VIII, cabe sustentação oral apenas “no agravo de instrumento interposto contra decisões interlocutórias que versem sobre tutelas provisórias de urgência ou da evidência”; Item IV: a parametrização para o Estado-membro está no art. 496, §3º, II. Com efeito, não se aplica a remessa necessária quando o Estado é condenado em valor líquido inferior a 500 (quinhentos) salários-mínimos.

Assine nossa Newsletter

Li e aceito a Política de privacidade

GENJURÍDICO

De maneira independente, os autores e colaboradores do GEN Jurídico, renomados juristas e doutrinadores nacionais, se posicionam diante de questões relevantes do cotidiano e universo jurídico.

Áreas de Interesse

ÁREAS DE INTERESSE

Administrativo

Agronegócio

Ambiental

Biodireito

Civil

Constitucional

Consumidor

Direito Comparado

Direito Digital

Direitos Humanos e Fundamentais

ECA

Eleitoral

Empreendedorismo Jurídico

Empresarial

Ética

Filosofia do Direito

Financeiro e Econômico

História do Direito

Imobiliário

Internacional

Mediação e Arbitragem

Notarial e Registral

Penal

Português Jurídico

Previdenciário

Processo Civil

Segurança e Saúde no Trabalho

Trabalho

Tributário

SAIBA MAIS

    SAIBA MAIS
  • Autores
  • Contato
  • Quem Somos
  • Regulamento Geral
    • SIGA